CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Siemens inaugura "quartel general" para tecnologias de cidades sustentáveis

Uma espécie de "quartel general" voltado para soluções de infraestrutura e cidades. Assim pode ser definido o edifício Crystal, inaugurado pela Siemens na quarta-feira, 19 de setembro, em Londres (Inglaterra). A meta da multinacional alemã com a construção é chamar cada vez mais a atenção do mercado e de governos para suas tecnologias sustentáveis - mercado que já rende EUR300 bilhões à companhia.

foto autor

20/09/2012 às 18:00 • Atualizada em 13/09/2022 às 21:01 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

predio-t.jpg

Design inovador caracteriza o edifício Crystal, da Siemens, recém inaugurado em Londres. Foto: Siemens/Divulgação

Uma espécie de "quartel general" voltado para soluções de infraestrutura e cidades. Assim pode ser definido o edifício Crystal, inaugurado pela Siemens na quarta-feira, 19 de setembro, em Londres (Inglaterra). A meta da multinacional alemã com a construção é chamar cada vez mais a atenção do mercado e de governos para suas tecnologias sustentáveis, segundo informou o jornal Brasil Econômico.

Sem divulgar números sobre os investimentos feitos pela companhia no desenvolvimento do projeto, Roland Busch, diretor do setor, afirmou que este é o principal passo que a empresa dá para firmar-se como uma gigante da infraestrutura urbana. "É um mercado de €300 bilhões, no qual não consiste simplesmente na venda de um produto. É necessário criar um ambiente de diálogo e soluções", explicou Busch.

Peter Löscher, presidente mundial da Siemens, espera, com o novo centro, estreitar seu relacionamento com mercados emergentes. "Pretendemos replicar este modelo na Ásia e nas Américas", projetou o CEO.

O principal trunfo da companhia é o novo gerenciamento automatizado de energia e segurança, que desenvolvidos sob uma única plataforma, possibilita a economia de energia elétrica em até 50%. "O gerenciamento integrado é nossa maior prioridade. Replicaremos essa eficiência para grandes cidades que possuem problemas como população, produtividade e organização", ressaltou Löscher.

Nossas soluções criam receitas, e não despesas. Cada vez mais, a produtividade e ganho de eficiência energética serão as principais diretrizes de empresas e governos”
Roland Busch, diretor da Siemens

Atualmente, os projetos sustentáveis da Siemens para as grandes cidades rendem à companhia € 800 milhões anualmente. "Queremos criar aqui no Crystal novas soluções. Por isso estamos estreitando relações com países em desenvolvimento. São lugares que precisam de soluções imediatas, e as temos", enfatizou Busch.

Ao ser questionado sobre a viabilidade econômica de desenvolver projetos sustentáveis em um momento tão delicado para o setor financeiro europeu, Busch foi enfático: "Nossas soluções criam receitas, e não despesas. Cada vez mais, a produtividade e ganho de eficiência energética serão as principais diretrizes de empresas e governos".

Soluções para o Brasil

Ainda que de forma insípida, a Siemens informou já ter soluções prontas para serem vendidas ao governo brasileiro caso obras de mobilidade urbana não fiquem prontas a tempo de grandes eventos como a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016). Segundo a companhia, a experiência adquirida em países como Índia e Emirados Árabes é suficiente para resolver problemas em curto prazo.

Segundo Busch, o transporte e segurança pública precisam ser prioritários no Brasil. "Temos condição de dobrar a capacidade diária de um aeroporto apenas com organização. Em um pequeno período, como uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada, não é necessário criar novas estruturas. Temos condição de transformar um terminal que já é sobrecarregado em algo altamente eficiente", justificou Busch.

Para a segurança, o executivo acredita que um modelo semelhante ao utilizado em Dubai, com monitoramento feito por 3 mil câmeras, pode servir de ponto de partida. "Os equipamentos, hoje, não só monitoram, mas também reconhecem ações ilícitas. Em muitos casos não será necessária uma ligação de denúncia, apenas uma câmera", comentou.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade