Matas ciliares são fundamentais para a biodiversidade
Recuperar 20 mil hectares de matas ciliares ao longo de seis mil quilômetros de cursos de água usando como recurso as compensações obrigatórias das empresas. Esse é o principal objetivo do Programa Nascentes, cujas áreas já mapeadas e disponibilizadas para a restauração estão disponíveis para o público por meio de um site lançado recentemente pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
A Iniciativa Verde participa do programa com um projeto que irá recompor mais de 20 hectares de floresta de Mata Atlântica. No início de junho, a organização concluiu o plantio de 6.664 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em quatro hectares localizados no sítio Santo Antônio, na cidade de Joanópolis, interior de São Paulo.
As mudas foram plantadas no entorno de uma nascente contribuinte do Ribeirão Correnteza que abastece a cidade de Joanópolis, localizado perto de Atibaia (SP) e que, por fim, colabora com o abastecimento do Sistema Cantareira, responsável por parte da água que chega as casas de paulistas e paulistanos que vivem na Região Metropolitana de São Paulo. Este projeto da Iniciativa Verde foi o primeiro a ser aprovado e implementado no formato de conversão de compensações do Programa Nascentes.
Como aderir
O site ajuda a verificar que diversas áreas ainda aguardam financiadores, além de orientar os interessados sobre como aderir e contribuir com o Programa Nascentes. Lá estão listados os dois projetos sob responsabilidade da Iniciativa Verde e que foram nominados como Joanópolis I e Joanópolis II.
Os recursos para o plantio dos primeiros quatro hectares restaurados vieram de compensação ambiental prevista no Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), assinado com a Concessionária Move São Paulo, responsável pela construção da Linha 6 – Laranja do Metrô.
Para o diretor florestal da Iniciativa Verde, Pedro Barral, gestor dos projetos do Programa Nascentes: "Esse plantio é importante, pois compensa impactos causados na cidade de São Paulo em uma área de relevância direta para o funcionamento da macrometrópole paulista, o Sistema Cantareira". Segundo ele, novos projetos como esse serão realizados em breve. “A Iniciativa Verde continua o trabalho de prospecção de áreas para recuperação, cadastrando áreas e proprietários interessados e compromissados em receber árvores na sua propriedade", afirma Barral.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!