A presidente Dilma Rousseff e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, compareceram a inauguração do aeromóvel
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Inventado por um brasileiro, mas que até hoje só era usado por europeus e asiáticos, o Aeromóvel, que liga o Aeroporto Salgado Filho à estação Trensurb, em Porto Alegre, começou a ser testado no sábado, 10 de agosto. A inauguração, que contou com a presidente Dilma Rousseff, tornou-se um acontecimento digno de duas mil visitações e olhares curiosos que foram conferir se o modal era mesmo uma realidade, informou o jornal Zero Hora.
O sistema, movido a impulsão do ar vinda de super-ventiladores (o que o torna uma tecnologia limpa e silenciosa), realiza o trajeto de 814 metros em dois minutos, transportando os passageiros que vão embarcar ou desembarcar nos terminais. A obra é uma criação do empresário e inventor gaúcho Oskar Coester e vem sendo desenvolvida desde os anos 70.
O engenheiro Alexandre Baroni, 40 anos, levou o filho Bernardo, 4, para um passeio pelos trilhos no domingo (11), Dia dos Pais. “Eu cresci vendo o aeromóvel, sempre tive curiosidade. Como meu filho é apaixonado por trens e aviões, prometi que viríamos quando inaugurassem”, contou ao jornal.
Entre agosto e outubro, período de testes, a linha estará aberta ao público, das 10h às 16h, somente nos dias úteis. A partir de novembro começa a operação comercial, com passagens custando R$ 1,70.
O projeto tem investimento de R$ 37,8 milhões e deve beneficiar sete mil usuários por dia. Segundo o governo federal, novas linhas de extensão já estão em fase de estudo.
Oskar Coester e o aeromóvel: inauguração é a realização de antigo sonho
Foto: Danilo Borges/Portal da Copa
Um passeio em 1993
Em 1993, o sistema concebido no Brasil chegou a percorrer o trecho sobre a avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre, mas o aeromóvel não foi adiante. Na Europa e na Ásia a invenção brasileira é utilizada há mais de 20 anos e ajuda a população de lá a evitar problemas de mobilidade urbana, pois o modal elevado evita os engarrafamentos e a poluição urbana.
Com a inauguração, a capital gaúcha se torna o primeiro município brasileiro com esta tecnologia e está mais próxima das demandas de mobilidade urbana solicitadas para a Copa do Mundo de 2014.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!