Rochaverá Corporate Towers, em São Paulo. O complexo de escritórios de alto padrão recebeu o selo Leed Gold por ter como principais objetivos a redução de impactos durante a sua construção, além do amplo aproveitamento dos recursos na fase de operação do empreendimento
Fotos: Divulgação
A região Sudeste do Brasil concentra a maioria (78%) dos prédios considerados sustentáveis do país, segundo um levantamento realizado pelo Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), empresa especializada em consultoria no setor da construção civil, em conjunto com a Criactive, que promove pesquisas mercadológicas nesse mesmo segmento.
Entre as informações do estudo, que avaliou 265 empreendimentos, estão dados como a disponibilidade de bicicletários (82%) e a adoção de telhados verdes em 45% dessas construções. A grande maioria, 70%, utiliza fontes alternativas de água e 75% possuem dispositivos economizadores em suas instalações hidráulicas e 86% possuem vidros laminados nas fachadas.
"Nestes últimos 8 anos, o CTE prestou consultoria para as maiores empresas do país, nas mais diferentes tipologias de edificações e empreendimentos imobiliários, sendo responsável por mais de 150 edifícios certificados em vários modelos de certificação, como o LEED, HQE-AQUA e Procel Edifica", explica Rafael Lazzarini, gerente de Novos Negócios.
Templo Religioso Sukyo Mahikari (SP). O principal objetivo em sua construção foi garantir o conforto acústico e térmico aos usuários, priorizando a iluminação natural e a utilização de brises reguláveis que reduzem a carga térmica proveniente da incidência solar
Mercado recente
Para ele, a sustentabilidade dentro da construção civil é um assunto bastante recente no país. "O mercado das certificações sustentáveis e de fabricantes e fornecedores de tecnologias se desenvolveu de forma bastante acelerada nestes últimos anos. Com este rápido crescimento, ainda não se atingiu um nível de maturidade no assunto, sendo que ainda existe uma carência de profissionais qualificados tanto para o desenvolvimento de projetos e consultoria, quanto para o uso e operação destes empreendimento. Por isso, para nós, é um grande mercado".
A pesquisa será detalhada durante a Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração. O evento abrange todo o escopo das técnicas, tecnologias e produtos que estão revolucionando a maneira de construir e projetar prédios, casas, edifícios comerciais e corporativos, e acontece de 10 a 12 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!