Entre os conferencistas internacionais que participarão de fóruns no Minascentro está o ambientalista australiano Paul Gilding
Foto: Sam Whiteman
Promover um debate sobre projetos e soluções para melhorar a qualidade de vida, mobilidade urbana, o consumo sustentável e o futuro das cidades. Este é o objetivo do sétimo Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável (Sustentar 2014), que será realizado na quarta-feira, 7 de maio, e na quinta-feira (8), no Minascentro, em Belo Horizonte.
O evento deve reunir 200 palestrantes e a expectativa é que aproximadamente 5 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de encontro. Para participar, basta entrar no www.sustentar.net e realizar sua inscrição.
Considerado o maior fórum de sustentabilidade da América Latina, o evento vai receber 11 atividades simultâneas. Entre elas estão painéis, workshops, mesas redondas, palestras sobre temas como mudanças climáticas, economia verde, sustentabilidade ambiental e mobilidade urbana.
Confirmaram presença representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo, iniciativa privada, setores empresarial e industrial, pesquisadores, ONGs, acadêmicos, estudantes e civis.
Este ano, o Instituto Sustentar, responsável pela concepção e organização do fórum, elegeu o tema “Cidades Sustentáveis” para nortear as discussões. A coordenadora institucional da entidade, Jussara Utsch, enfatiza que o projeto objetiva colaborar na construção de uma sociedade mais articulada, responsável e protagonista na construção de um futuro desejado e coerente com as grandes mudanças no cenário mundial.
“Facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade é a nossa meta. Outro objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão”, reforça Jussara.
Palestrantes confirmados
Entre os conferencistas internacionais que participarão de fóruns no Minascentro está o ambientalista australiano Paul Gilding. Considerado o líder do pensamento internacional e militante da sustentabilidade, ele trabalhou como diretor do Greenpeace International e atualmente é membro do corpo docente do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge.
Gilding é o autor do livro A Grande Ruptura, que aborda a insustentabilidade ambiental do consumo moderno e teve edição publicada na Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Austrália.
Outro palestrante internacional é o norte-americano radicado no Brasil, Philip Fearnside, cientista especializado em climatologia e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Ele vai falar sobre o impacto das mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia.
Entre os palestrantes nacionais está Virgílio Viana, engenheiro florestal e PhD em biologia evolutiva da Universidade de Harvard. Virgílio publicou mais de 10 livros e centenas de trabalhos e artigos. Atualmente ele é consultor internacional na international institute for Environment and Development (IIED/UK) e professor convidado do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!