icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Tecidos podem ser descartados corretamente

Já pensou em reciclar os uniformes, roupas e tecidos? Eles podem e devem ser reciclados, mas essa ainda é uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas do setor têxtil. Quanto menor for a quantidade de lixo nos aterros, melhor para o meio ambiente. E por que não reaproveitar o que ainda está bom para uso?

foto autor

22/07/2013 às 14:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

capa.jpg
Foto:Sxc.hu

Por Universo Jatobá

Já pensou em reciclar os uniformes, roupas e tecidos? Eles podem e devem ser reciclados, mas essa ainda é uma das maiores dificuldades encontradas pelas empresas do setor têxtil. Quanto menor for a quantidade de lixo nos aterros, melhor para o meio ambiente. E por que não reaproveitar o que ainda está bom para uso? Estamos aqui para trazer soluções conscientes… vamos a elas.

Ecotece

A Ecotece é uma organização não governamental que se preocupa com o assunto. A ONG promove o “vestir consciente” e desenvolve produtos sustentáveis e práticas educativas visando promover a conscientização. Se você possui uma confecção e quer descartar os retalhos ou doar roupas antigas e sem uso, procure pela Ecotece. Eles vão analisar o material e selecionar o que poderá ser aproveitado pelo projeto Retece, que faz camisetas, ecobags e diversos outros produtos com retalhos. Veja mais aqui. Para mais informações, basta enviar um e-mail para [email protected].

Retalho Fashion

Uma das maiores dificuldades das empresas do setor é justamente descartar corretamente os resíduos têxteis. Pensando nisso, o Sinditêxtil criou o projeto Retalho Fashion para organizar a coleta dos retalhos nos bairros do Bom Retiro e do Brás em São Paulo. Só na região do Bom Retiro, são 1.200 confecções que produzem 12 toneladas de resíduos por dia.

A ideia do projeto é conscientizar as empresas sobre a importância do descarte organizado dos retalhos, separando-os por composição (algodão, poliéster, polipropileno, etc), cor e tamanho. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece o fim dos lixões até 2014, também incentivou a medida, que também prevê a devolução de produtos pós-consumo ao fabricante.

Os retalhos podem ser transformados em fibras porém, o projeto não se envolve na comercialização desses produtos. Para mais informações, envie e-mail para [email protected].

Descarte de retalhos em São Paulo

A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) indicou uma pequena empresa em São Paulo, a Virgeflex, que aceita doações de retalhos, que são destinados da maneira correta. É importante que eles estejam sem nenhum tipo de aviamento, pois passam por uma máquina. Para saber mais, ligue (11) 2115-3437 e fale com Gerson Falopa. Quem preferir, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected].

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade