Como podemos mensurar o que faz um sistema educacional funcionar? Andreas Schleicher nos conduz ao teste Pisa, uma avaliação global que classifica países, comparando-os entre si, e então usa esses mesmos dados para ajudar a melhorar as escolas. Assista para descobrir onde seu país se enquadra, e aprenda o fator singular que faz alguns sistemas superar os outros.
"Mensurar quanto tempo as pessoas gastam na escola, ou que diploma elas têm, nem sempre é a melhor maneira de avaliar o que elas, de fato, podem fazer, não significa, necessariamente, melhores habilidades, melhores empregos ou melhores vidas. Então com o Pisa tentamos mudar isso, mensurando o conhecimento e as habilidades das pessoas de forma direta", explica.
Schleicher mostra dados de países que mudaram a quantidade e qualidade de investimentos nos sistemas de ensino e tiveram resultados significativos. O palestrante ainda questiona o que é possível aprender com os países que alcançaram altos índices de igualdade, desempenho e aumento de resultados. "É claro, não se pode copiar e colar sistemas educacionais por atacado, mas essas comparações têm identificado uma gama de fatores que sistemas de alto desempenho têm em comum".
Segundo o palestrante, um desses pontos em comum é o valor dado à educação nos países em destaque. "Todo mundo concorda que educação é importante. Mas o teste da verdade é: como pesamos essa prioridade em relação a outras prioridades? Em sistemas educacionais de alto desempenho, os líderes convenceram seus cidadãos a fazer escolhas que valorizam a educação, seu futuro, mais do que o consumo, hoje", aponta.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!