Para o médico e acadêmico britânico Ben Goldacre, todas as pesquisas que envolvem novas drogas deveriam ser publicadas para o resto do mundo científico. Porém, o que realmente acontece é que apenas resultados positivos são publicados, enquanto testes negativos ou inconclusivos deixam de ser relatados, denuncia o palestrante.
Nesta apresentação do TEDMED 2012, Goldacre explica porque esses casos não relatados de informação negativa são particularmente enganosos e perigosos para saúde mundial.
Ao longo da palestra, o médico cita diversos exemplos de estudo que tiveram resultados negativos e, por isso, não foram divulgados em nenhuma publicação especializada. Como consequência, enormes desperdícios de tempo, dinheiro e, especialmente, vidas humanas. “Essa é uma falha sistemática no centro da medicina”, expõe o especialista.
Apesar da gravidade do problema, o palestrante acredita que essa não é uma questão difícil de resolver. “Precisamos obrigar as pessoas a publicar todos os testes realizados em humanos, incluindo testes mais antigos para todas as drogas em uso hoje”, aponta.
Assista à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado de play):
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!