Por 11 anos Edi Rama foi prefeito da cidade de Tirana, capital de Albânia. Durante seu mandato, ele liderou um projeto que derrubou construções irregulares erguidas em vias públicas, pintou as paredes dos prédios com cores vibrantes e criou um imposto para financiar a plantação de árvores e arbustos na cidade. Como resultado, os moradores começaram a ter uma nova percepção de cidadania e melhoraram a relação com a cidade.
Segundo Rama, a reabilitação dos espaços públicos reacendeu o sentimento de pertencer a uma cidade que as pessoas haviam perdido. Com as mudanças na cidade, vieram também as alterações de atitude. "As pessoas começaram a jogar menos lixo nas ruas, a pagar impostos, a sentir algo que haviam esquecido, e a beleza estava atuando como guarda onde a polícia municipal, o estado, estava omisso", diz.
Além de embelezar os espaços públicos, a prefeitura humanizou e modernizou os serviços públicos, diminuindo a corrupção, agilizando os serviços e assegurando os investimentos internacionais.
"Eu dei um pequeno exemplo de como uma coisa, o uso de cor, pode fazer mudanças. Eu quero mudar mais como primeiro-ministro do meu país, mas cada um de vocês pode fazer as mudanças que quiserem", conclui.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!