"Minha missão é ajudar as pessoas a serem mais felizes e mais saudáveis". Afirma a psicóloga Kelly McGonigal, que dá início a sua palestra no TED realizado em Edimburgh, na Escócia, além de perguntar sobre quantos momentos de estresse as pessoas presentes na plateia passaram no último ano.
O estresse faz o coração bater mais forte, a respiração acelerar e a testa suar. Mas Kelly McGonigal mostrou que o estresse pode ser um inimigo da saúde pública somente se ele for encarado assim. Caso contrário, a convivência com esse estado pode ser mais saudável do que se imagina.
Para fazer a abordagem, a psicóloga se baseou em um estudo realizado nos Estados Unidos, o qual acompanhou 30 mil adultos, durante oito anos, com abordagens em torno do estresse.
O resultado indicou que as pessoas que sofreram com o problema em um ano aumentaram em 43% o seu risco de morte, porém, esse foi o índice para quem acreditava que o estresse é prejudicial a saúde.
Os demais também tiveram muitos momentos de estresse, todavia, não acreditavam que o mesmo fosse prejudicial, e apresentaram menos riscos.
Durante a palestra, Kelly sugere que as pessoas encarem o estresse como um fator positivo. Ela apresenta um mecanismo, até então desconhecido, para a redução do estresse: aproximar-se dos outros.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!