A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Leymah Gbowee, conta nesta palestra do TED duas histórias impactantes - da transformação de sua própria vida e do potencial inexplorado de meninas ao redor do mundo. Para Leymah, podemos transformar a sociedade liberando a grandeza das meninas.
Mesmo sendo muito pobre e mãe solteira de quatro filhos, Leymah criou um movimento de mulheres comuns unidas para construir a paz. Com esforço, ela conseguiu estudar e trabalhar em prol do desenvolvimento de meninas em situação de risco, recebendo reconhecimento internacional.
Em diversas viagens a pequenas vilas e aldeias pobres da África, a ativista se deparou com incontáveis casos de meninas e jovens vítimas de abusos, explorações e privações. Aquelas que se rebelavam e lutavam para continuar os estudos eram excluídas da comunidade e viravam motivos de piada.
Durante a palestra ela conta casos como o da pequena Wei, órfã tratada como “porco” em um dos vilarejos onde passou, e a história de uma menina de nove anos que fora estuprada pelo avô paterno todos os dias por seis meses e que tinha como maior desejo ir para a escola.
Na opinião de Leymah, apesar de existirem políticas, instrumentos e líderes internacionais comprometidos em proteger nossas crianças da necessidade e do medo, todos esses trabalhos falharam.
“Na Libéria, por exemplo, a taxa de gravidez na adolescência é de três em cada 10 meninas, a prostituição está em nível altíssimo. Em uma comunidade, fomos informados que você acorda de manhã e vê preservativos usados como se fossem papéis de chiclete mascado. Meninas de apenas 12 anos se prostituindo por menos de um dólar a noite. É desolador, é triste”, diz.
A esperança, para ela, está em projetos como o Young Girls Transformative Project, que vai às comunidades rurais e cria espaços para que meninas libertem suas inteligências, paixões e compromissos. “Hoje, trabalhamos com mais de 300. E algumas dessas meninas que entraram muito timidamente na sala tomaram decisões arrojadas, como jovens mães, manifestando-se e defendendo os direitos de outras jovens mulheres”.
Antes de terminar a palestra, Leymah questiona os ouvintes: “Vocês irão nessa jornada comigo para ajudar essa menina, seja uma menina africana, americana ou japonesa, a realizar seu desejo, realizar seu sonho?”.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!