Estamos todos conectados em redes sociais de amigos, familiares, colegas de trabalho e muito mais. Nicholas Christakis, professor de Ciências Sociais e Naturais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, destaca que uma grande variedade de temas - da felicidade a obesidade - pode ser disseminada de pessoa para pessoa, mostrando como a sua localização na rede pode ter impacto na sua vida de maneira que nem sequer conhece.
O pesquisador estuda como as redes sociais afetam nossas vidas e o que podemos fazer para tirar proveito delas.
As pessoas não são apenas animais sociais no sentido usual, porque não vivem apenas em grupos. Vivemos em redes. O trabalho de Nicholas Christakis examina as regras biológicas, psicológicas, sociológicas e matemáticas que governam como formamos essas redes sociais, e as regras que regem a forma como elas moldam nossas vidas.
Sua obra mostra como fenômenos tão diversos como obesidade, tabagismo, emoções, ideias, germes e altruísmo podem se espalhar através de nossos laços sociais. Seu trabalho também lança luz sobre como podemos tirar proveito de uma compreensão das redes sociais para tornar o mundo um lugar melhor.
Em Yale, Christakis dirige um grupo de pesquisa diversificada no campo da ciência biossocial, com foco em redes sociais. Seu livro Conectado, em co-autoria com James H. Fowler, foi publicado em 2009 e traduzido para 20 idiomas. No mesmo ano, o professor foi nomeado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Assista a apresentação de Nicholas Christakis no TED (legendas em português):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!