O que uma comunidade deve fazer com sua terra sem uso? Plantar comida, é claro! Com energia e humor, Pam Warhurst conta no TEDSalon a história de como ela e uma crescente equipe de voluntários se juntaram para transformar vários terrenos sem uso em jardins comunitários de ervas, legumes, verduras e frutas, e assim mudar a narrativa sobre comida na sua comunidade.
Tudo começou em um povoado de 15 mil pessoas no norte da Inglaterra. O que era uma paisagem comum de uma típica cidade do interior do país, em pouco tempo se transformou em uma grande horta pública espalhada pelas linhas ferroviárias, estacionamentos, igrejas, hospitais, escolas e até cemitérios. Tudo graças ao engajamento da população local.
O sucesso de jardim comunitário logo se espalhou e hoje existe até um turismo local voltado para isso, diz a palestrante. “Não fazemos isso por puro tédio. Fazemos porque queremos começar uma revolução”, diz. Para ela, a comida é a única língua universal unificadora, que independe de idade, renda ou cultura, e capaz de ajudar as pessoas a enxergarem uma nova forma de viver, a verem espaços ao seu redor de outra perspectiva e a pensarem nos recursos que usam de forma diferente.
“Três anos e meio atrás, alguns de nós sentamos na mesa da cozinha e inventamos tudo. Inventamos um plano bem simples e apresentamos em uma reunião pública. Não pedimos conselhos. Não escrevemos relatórios”, diz. Nessa reunião, eles decidiram basear a iniciativa em três “pratos”: um comunitário, “a forma como vivemos o dia a dia”; um educacional, “o que ensinamos às crianças nas escolas e quais habilidades novas dividimos entre nós”; e um comercial, “o que fazemos com a grana no nosso bolso e que tipo de negócio escolhemos apoiar”.
“Agora, vamos imaginar esses pratos sendo agitados com ações comunitárias em torno da comida. Se pudermos girar esse prato comunitário junto com o educacional e depois com o comercial, temos um verdadeiro show, temos um teatro em ação. Estamos começando a construir, nós mesmos, a resiliência. Estamos começando a reinventar a comunidade”, conclui.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!