O oceanógrafo Paul Snelgrove compartilha neste vídeo do TED Global os resultados de um projeto de dez anos com um objetivo: fazer o censo de toda a vida dos oceanos. Em menos de 17 minutos, Snelgrove apresenta dados e fotos espetaculares de algumas das descobertas surpreendentes do Censo da Vida Marinha.
Apesar de cobrirem 70% do planeta e produzirem metade do oxigênio que respiramos, sabemos mais sobre a superfície da Lua e sobre Marte do que sabemos sobre os oceanos, lembra o palestrante.
Por isso ele decidiu realizar o censo, que envolveu 17 projetos diferentes e 2.700 cientistas de mais de 80 países do mundo, que participaram de 540 expedições no oceano, a um custo total de 650 milhões de dólares – tudo para estudar a distribuição, diversidade e abundância da vida no oceano global.
Os resultados revelaram não apenas novas espécies, mas também um cenário de mudança das linhas de base, com peixes cada dia menores e mais ameaçados, menor produtividade dos oceanos, e espécies localizadas em regiões diferentes do que se imaginava.
Os cientistas ainda descobriram organismos que sobrevivem em ambientes críticos, como no gelo ou em locais sem oxigênio, mas também notaram que em determinados locais era possível coletar mais lixo do que peixes. Além disso, a pesquisa revelou que existem muitas pressões sérias contra esses ambientes, como a acidificação e o aquecimento dos oceanos, e alertaram para os possíveis efeitos disso nos recifes de coral.
“O grande desafio é tentar e ter certeza de que preservamos o que restou, porque ainda há uma beleza espetacular. E os oceanos são tão produtivos, há tanta coisa acontecendo ali que é de relevância para os humanos, que realmente precisamos, mesmo de uma perspectiva egoísta, tentar fazer melhor do que fizemos no passado. Precisamos reconhecer esses locais especiais e fazer o máximo para protegê-los”, conclui Snelgrove.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda e português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!