icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

TED Salman Khan: as ideias que vão revolucionar a educação como você conhece

Salman Khan acredita que o sistema atual submete estudantes e professores a um modelo imposto de cima para baixo ultrapassado, inventado na Prússia há dois séculos. Assim, o talento, a criatividade e a interatividade estariam do lado de fora da sala de aula.

foto autor

10/01/2013 às 15:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

khan.jpg
Bill Gates conheceu Khan por meio de seu filho e é um dos principais financiadores e entusiastas das ideias de Sal
Foto: jurvetson

Um mundo, uma escola. O título do livro recém-lançado de Salman Khan, o homem por trás da Khan Academy e a posterior revolução dos MOOC’s, sintetiza bem o que ele acredita ser o futuro da educação: nada de salas de aula, quadros negro e alunos dispersos. A ideia é utilizar a tecnologia (e sim, os vídeos) a favor dos professores.

Um aprendizado eficiente requer exposições interativas e curtas – suas lições virtuais duram, em média, 20 minutos.

Sal, como é conhecido, acredita que o sistema atual submete estudantes e professores a um modelo imposto de cima para baixo ultrapassado, inventado na Prússia há dois séculos. Assim, o talento, a criatividade e a interatividade estariam do lado de fora da sala de aula.

Para ele, um aprendizado eficiente requer exposições interativas e curtas – suas lições virtuais duram, em média, 20 minutos. Dessa forma, ele propõe um sistema no qual o estudante pode assistir em casa uma videoaula do professor (que será padrão para todas as turmas e a melhor possível, além da vantagem de poder ser assistida quantas vezes for necessário) e ir à escola somente tirar dúvidas e realizar atividades intelectualmente desafiantes.

Outra alternativa é a possibilidade de monitorar o desempenho dos alunos em tempo real pela internet. É o que faz um programa, desenvolvido por ele, ao permitir que professor visualize o performance do aluno no momento em que ele resolve os desafios propostos. Dessa forma, quando surge a dúvida, o professor está disponível para dirimi-la.

Não há indicativos que o cenário proposto por Khan vire realidade tão cedo. Mas é melhor ficar de olho nas ideias do engenheiro que se tornou professor ao fazer videoaulas para ensinar matemática a sua sobrinha e acabou conquistando mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive Bill Gates, que chegou a se declarar fã de Sal.

Livro: Um Mundo, uma Escola (Editora Intrínseca; 272 páginas; 29,90 reais)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade