Imagine um país onde meninas têm que se vestir de meninos para ir à escola, com consequências mortais se forem pegas aprendendo. Essa foi a realidade no Afeganistão durante o período do Talibã, onde vestígios deste perigo existem até hoje.
Nesta palestra do TEDxWomen, a jovem ativista Shabana Basij-Rasikh, que administra uma escola para meninas no Afeganistão, celebra o poder da decisão da família de acreditar em suas filhas e conta a história de um pai corajoso que enfrentou ameaças locais para garantir a educação de suas meninas.
Depois de passar cinco anos estudando escondida por causa das leis severas do Talibã, Shabana reconhece a importância do apoio das famílias a meninas como ela. “Eu tive muita sorte de ter crescido numa família onde educação era valorizada e filhas eram estimadas”, diz.
Segundo a jovem, menos de 6% das mulheres da sua idade estudaram além do colegial. Porém, assim como Shabana e sua família, muitas outras meninas afegãs sonham grande e estão desafiando os costumes seculares para estudar.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!