Acreditamos que devemos trabalhar e alcançar o sucesso para sermos felizes, mas poderia ser ao contrário? Nesta palestra dinâmica e divertida do TEDxBloomington, o psicólogo Shawn Achor argumenta que, na verdade, a felicidade inspira a produtividade.
Segundo Achor, que é professor da Universidade de Havard e CEO da Good Think Inc., cientistas e pesquisadores estão habituados a estudar os padrões de comportamento a partir das atitudes de pessoas consideradas “medianas”. O problema, segundo o palestrante, é que isso força pessoas e organizações a se encaixarem em níveis “medianos”.
O que Achor propõe é utilizar a psicologia positiva para estudar as pessoas que estão acima da curva em termos de habilidades intelectual, atlética e musical, ou em criatividade, níveis de energia, resiliência em confronto a desafios e senso de humor, e utilizá-los como modelos a serem seguidos.
De acordo com o psicólogo, pesquisas mostram que não é a realidade que necessariamente nos molda, e sim as lentes através dais quais o cérebro vê o mundo que molda a nossa realidade. “E, se nós conseguirmos mudar as lentes, não só podemos mudar sua felicidade, podemos mudar cada resultado educacional e empresarial, ao mesmo tempo”, defende.
Ainda segundo o pesquisador, somente 25% do sucesso profissional é previsto por QI, enquanto 75% está relacionado aos níveis de otimismo, suporte social e capacidade de ver o estresse como um desafio, em vez de uma ameaça. “Se acharmos uma maneira de nos tornarmos positivos no presente, nossos cérebros funcionam com mais sucesso pois somos capazes de trabalhar mais, mais rápido e mais inteligentemente.”
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!