Empatia, cooperação, justiça e reciprocidade - se importar com o bem estar de outros parece ser uma característica muito humana. Mas o primatologista holandês Frans de Waal nos mostra vídeos surpreendentes de testes comportamentais com primatas e outros mamíferos que demonstram quantas características morais compartilhamos.
Há décadas estudando o comportamento de animais como chimpanzés, Frans de Waal conta que começou a se interessar pelo assunto ao analisar condutas associadas a agressividade e competitividade. Mas ele logo percebeu que os animais demonstravam outros comportamentos semelhantes aos dos seres humanos.
Assim, ele iniciou uma série de estudos que evidenciavam características tidas como “base da moralidade”. Comportamentos típicos de cooperativismo, empatia, senso de igualdade e justiça, reciprocidade, compaixão e até altruísmo foram identificados em animais como macacos, elefantes e lobos.
“Eu acredito que há uma moralidade evoluída. Eu acho que a moralidade é muito mais do que falei aqui, mas ela seria impossível sem esses ingredientes que encontramos em outros primatas”, conclui.
Assista acima à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!