Fungos desempenham um papel fundamental na saúde e longevidade de um jardim
Foto: reprodução
Testes realizados por especialistas em telhados verdes de cinco zonas da cidade de Nova York detectaram uma variedade de colônias de fungos. Mas se engana quem pensa que esta é uma notícia ruim. Isso porque os telhados verdes abrigam uma comunidade de fungos diversificada, com vários deles pertencentes a grupos capazes de sobreviver em habitats perturbados e poluídos”, explicaram os estudiosos à PLOS ONE.
Os pesquisadores, que fazem parte das instituições Barnard College, Columbia University, Fordham e da Universidade de Colorado, analisaram a composição do solo de dez telhados verdes. Os testes mostraram, em comparação com as comunidades de fungos encontrados em cinco parques da cidade, incluindo o Central Park e o High Line, que 54% dos fungos que estão nos telhados também estão nos solos, segundo o site The Atlantic Cities.
Embora os solos dos parques tenham revelado uma maior produção de biomassa de micróbios, eles também detectaram um nível elevado de metais pesados, segundo os pesquisadores, um flagelo de jardins urbanos que podem ser insalubres se consumidos em grandes quantidades. Dessa forma, o estudo sugere essencialmente que os fungos que vivem nos telhados verdes da cidade são capazes de proporcionar benefícios ecológicos que não são encontrados nos jardins.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!