Populações mais vulneráveis serão as mais afetadas.
Foto: Pachakutik
O Banco Mundial desenvolveu um estudo que aponta uma situação crítica para o planeta: há possibilidade de as temperaturas aumentarem em até quatro graus até 2060. Segundo o presidente da instituição, Jim Yong Kim, o problema pode e deve ser evitado: "É necessário manter o aquecimento abaixo de 2ºC", frisou.
Segundo o relatório, divulgado no domingo, 18 de novembro, uma forma de evitar o aquecimento é o uso mais eficiente e inteligente de energia e dos recursos naturais para reduzir o impacto do clima no desenvolvimento sem, ao mesmo tempo, diminuir os esforços de alívio à pobreza ou ao crescimento econômico.
Entre as iniciativas que devem ser adotadas estão: utilizar de uma forma melhor os subsídios de mais de US$ 1 trilhão, equivalentes a mais de R$ 2 trilhões, destinados às companhias petroleiras e a outros setores considerados danosos e maior investimento em energia verde.
"A falta de uma ação ambiciosa sobre as mudanças climáticas ameaça colocar a prosperidade fora do alcance de milhares de pessoas e fazer décadas de desenvolvimento retrocederem", destacou Kim.
Consequências
Os problemas causados pelas temperaturas altas podem acarretar ondas de extremo calor, redução das reservas de alimentos e o aumento do nível do mar, que afetará milhões de pessoas. O documento ainda aponta que todos os continentes vão sofrer e que as populações mais vulneráveis em nível social serão as mais afetadas.
Para o presidente do Banco Mundial, todos devem assumir a responsabilidade para agir em benefício das futuras gerações.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!