Imagem: Divulgação
Como a sustentabilidade vem sendo inserida no planejamento estratégico das organizações? Para responder a essa pergunta, dez líderes de grandes empresas vão se reunir no encontro anual da Plataforma Liderança Sustentável, no dia 30 de outubro, em São Paulo.
O evento será realizado no Teatro Cultura Artística, a partir das 19h (apenas para convidados), e terá transmissão ao vivo pela internet. Entre presidentes e vice-presidentes, já estão confirmadas as participações de representantes da Even, Duratex, Itaipu Binacional, Itaú, Renova, Samarco, Santander, Schneider Electric, Unilever e Votorantim.
O encontro marca o início da terceira etapa da Plataforma Liderança Sustentável, programa lançado em 2011 com a missão de inspirar, conectar e educar novos líderes para o tema da sustentabilidade. “Os depoimentos dos presidentes não trazem apenas histórias bem-sucedidas, mas também erros e aprendizados. A ideia é que a força da experiência relatada inspire e eduque mais e mais profissionais, formando uma grande teia de lideranças que colocam os valores da sustentabilidade no centro da tomada de decisão”, explica Ricardo Voltolini, idealizador do movimento.
Escola de líderes
O livro está estruturado em duas partes. A primeira discute como as escolas de negócios estão tratando o tema da sustentabilidade e preparando novos líderes para promover a transição para uma economia verde.
A segunda traz os relatos e depoimentos inspiradores dos dez presidentes que adotaram estratégias inteligentes de envolvimento e educação de seus líderes para a sustentabilidade. São eles: Alessandro Carlucci (Natura), Alfred Hackenberger (Basf), Andrea Alvares (PepsiCo), Britaldo Soares (AES Brasil), Carlos Fadigas (Braskem), João Carlos Brega (Whirlpool), Luiz Barretto (Sebrae), Marise Barroso (Masisa), Oscar Clarke (HP) e Rodrigo Kede (IBM).
As ferramentas, conteúdos e o engajamento promovidos pela Plataforma Liderança Sustentável acabaram gerando um grande movimento, cuja meta é trabalhar 50 casos pessoais de presidentes de empresas durante um ciclo de cinco anos, com a abordagem de cinco temas em sustentabilidade: o estado da arte da liderança para a sustentabilidade (2011), educação (2012), estratégia (2013), inovação (2014) e comunicação (2015).
“Já realizamos 186 encontros em 30 meses de existência, atingindo presencialmente 34 mil jovens líderes em todo o país. As videopalestras dos presidentes e especialistas, uma das nossas mais importantes ferramentas, já foram vistas por cerca de 250 mil pessoas”, destaca Voltolini.
Na noite de 30 de outubro serão lançados também dois programas educacionais: um para jovens líderes sustentáveis e outro para líderes sustentáveis em governos. A neutralização de carbono do evento será realizada pela empresa Reclicagem.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!