Imagem: Divulgação
Em todo o mundo, muitos produtos alimentares tradicionais estão desaparecendo, junto com os conhecimentos, técnicas, culturas e paisagens que os geraram. É por isto que foi criada a Arca do Gosto do Slow Food, um projeto para catalogar e preservar estes alimentos. Uma de suas principais iniciativas é o Terra Madre Day, uma celebração mundial do alimento local que é realizada no dia 10 de dezembro de todo ano.
Em 2013, o Terra Madre Day quer chamar a atenção para os alimentos locais em risco de extinção. "Estamos sempre à procura de novos produtos a serem indicados para a Arca e, por ocasião do Terra Madre Day deste ano, pedimos que encontre produtos da sua região que estão em risco, e que os indique para a Arca, celebrando-os durante o evento do qual você participa", explicam os organizadores.
Qualquer um pode participar ou organizar um evento. Basta acessar o site do Terra Madre Day, procurar uma atividade próxima, ou organizar você mesmo um evento novo, grande ou pequeno que seja, seja qual for o lugar que você more. "Por meio de milhares de eventos, diversos e únicos, organizados no mundo inteiro, juntos vamos demonstrar que uma revolução alimentar global assenta em raízes locais", convidam os responsáveis pela celebração.
Slow Food
A rede mundial do Terra Madre trabalha para criar um modelo alternativo de produção e consumo dos alimentos, segundo a filosofia Slow Food do bom, limpo e justo: bom para o paladar, limpo para homens, animais e natureza, e justo para produtores e consumidores. É um projeto de escala global, lançado pelo Slow Food em 2004, e que reúne comunidades do alimento de 160 países, que compartilham uma ideia de produção alimentar baseada nas economias locais, que respeite o meio ambiente, os conhecimentos tradicionais, a biodiversidade e o gosto.
Quando: em 10 de dezembro de 2013
Como: Há mil maneiras de celebrar o Terra Madre Day, dos pequenos encontros aos grandes eventos: um piquenique ou um jantar, um filme ou um concerto que chame a atenção para a importância da alimentação boa, limpa e justa, uma visita a um produtor do Terra Madre, uma campanha de sensibilização sobre um tema específico, uma atividade de educação alimentar e do gosto, um encontro entre produtores, chefs, jovens e outros... Ou uma combinação destes elementos. Sejam criativos!
Quem: Todos os que partilham a filosofia Slow Food, em particular os Convivia Slow Food, as comunidades do alimento, as fortalezas, os chefs, os acadêmicos, os jovens, os produtores da Arca do Gosto, as hortas escolares. Convidem o público a participar, incluindo os jornalistas, as autoridades locais e representantes de outras organizações.
Onde: As atividades acontecerão nos mais variados locais em todos os países do mundo: tanto na cidade como no campo, nas escolas e locais públicos, nos cinemas, nos restaurantes ou em casa e até num barco!
- Saiba mais no site do Terra Madre Day -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!