A tampa é fabricada a partir da cana-de-açúcar
Fotos: divulgação
A Tetra Pak acabou de anunciar o lançamento mundial da LightCap 30, uma tampa fabricada a partir de polietileno de alta densidade (HDPE), obtido a partir da cana-de-açúcar.
A Tine, um dos principais produtores, distribuidores e exportadores de lacticínios com sede na Noruega, será a primeira empresa na Europa a utilizar estas tampas de base biológica.
"Somos um dos principais utilizadores de embalagens na Noruega, [por isso] é importante que façamos uma utilização otimizada dos recursos priorizando a sustentabilidade. Este é um imperativo de negócio para nós. A embalagem TBA Edge da Tetra Pak, composta por cerca de 75% de recursos renováveis, está agora disponível com tampa de base biológica, oferecendo-nos a oportunidade de melhorar ainda mais o perfil ambiental dos nossos produtos", afirmou Björn Malm, gestor de sustentabilidade da Tine, ao site da Tetra Pak.
Fabricação
Para criar o polietileno renovável, a cana-de-açúcar é esmagada e o líquido resultante é fermentado e destilado para produzir etanol. Através de um processo de desidratação, o etanol é convertido em etileno que é polimerizado para produzir o polietileno utilizado no fabrico das tampas.
"O desenvolvimento da LightCap 30 de base biológica é mais um passo importante no sentido do nosso objetivo de produzir uma solução de embalagem 100% renovável", explicou Erik Steijger, gestor de produto Inovação Ambiental da Tetra Pak.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!