A pequena esfera de água pode enganar. Cada um dos 1.386 milhões de km³ possui 1,1 trilhões de litros/ Imagens: Jack Cook
Já parou para imaginar como seria a Terra se ela fosse realmente o Planeta Água? O pesquisador Jack Cook, do Woods Hole Oceanographic Institution, um instituto de pesquisas do Estados Unidos sobre oceanos, fez isso. Cook calculou a quantidade de água existente em todo o globo (desde subsolo e icebergs até nos organismos dos seres vivos) e chegou a surpreendente imagem acima.
Assim, se toda essa água fosse reunida em uma esfera, esta teria 860 milhas de diâmetro, ocupando a área entre os estados americanos de Utah ao Kansas – um volume total de 1.386 milhões de quilômetros cúbicos. Pode parecer pouco, mas não é. Um quilômetro cúbico de água equivale a aproximadamente 264 bilhões de galões, ou 1,1 trilhões de litros do líquido.
Todos os dias, cerca de 12.900 km³ de água evaporam na superfície terrestre. Caso todo esse volume, caísse da atmosfera em um único dia, a Terra ficaria coberta por apenas 1 cm de água. Apesar da abundância, vale ressaltar que cerca de 96% dessa água é salgada ou não-potável. E do total restante, mais de 68% está preso em geleiras. Confira a imagem acima para saber, direitinho, onde a água está ou clique aqui.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!