icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Todos os países da ONU adotam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

foto autor

27/09/2015 às 8:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 3:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

banods-ecod.jpg
Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon fala durante reunião plenária da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York
Foto: Agência Lusa/EPA/Justin Lane/Direitos Reservados

Os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram formalmente na sexta-feira, 25 de setembro, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS substituem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), vigentes até o fim deste ano.

“A nova agenda é uma promessa dos líderes para a sociedade mundial. É uma agenda para acabar com a pobreza em todas as suas formas, uma agenda para o planeta”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no discurso de abertura da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será encerrada neste domingo (27).

O discurso do secretário da ONU precedeu a adoção formal do documento Transformando Nosso Mundo, composto por 17 objetivos e 169 metas para países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Ban disse que, para alcançar os novos objetivos globais, será necessário compromisso político de alto nível

Os ODS são uma continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, agenda acordada em 2000 pelos países-membros da ONU para combater a pobreza. O processo de construção dos ODS começou com a Conferência Rio+20 e teve participação de 193 países.

Propostas dos ODS
Entre as propostas estão erradicar a fome e a pobreza, promover a agricultura sustentável, saúde, educação e igualdade de gênero, além de garantir a todos o acesso à água, ao saneamento e à energia sustentável, o crescimento econômico, emprego, a industrialização, cidades sustentáveis e a redução da desigualdade.

globalgoals.jpg

A negociação da nova agenda é considerada inovadora no âmbito da ONU, porque, diferentemente dos ODM, os ODS foram elaborados com participação direta dos estados-membros e da sociedade civil e nasceram a partir de amplas consultas no mundo.

"Alto nível"
Ban disse que, para alcançar os novos objetivos globais, será necessário compromisso político de alto nível.

“Esta agenda reflete a urgência de uma ação pelo clima. Está baseada na igualdade de gênero e no respeito ao direito de todos. Devemos engajar todos os atores, como fizemos na construção da agenda. Devemos engajar parlamentares e governos locais, empresários e a sociedade civil, ouvir cientistas e a academia”.

- Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -

(Por Ana Cristina Campos, da Agência Brasil)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade