Site da iniciativa incentiva o turismo sustentável durante os Jogos Olímpicos
Imagem: Reprodução/Passaporte Verde
Visitantes de todo o mundo poderão escolher rotas sustentáveis para o turismo durante os Jogos 2016, na cidade do Rio de Janeiro. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 lançaram nesta quinta-feira, 15 de outubro, a edição da campanha Passaporte Verde para os Jogos do próximo ano. O objetivo é incentivar o turismo responsável por meio de ideias simples, experiências autênticas e valorização das boas práticas.
A campanha dispõe de uma plataforma on-line que propõe ao turista dicas simples de como causar menos impacto ao visitar outros lugares e preencher os momentos de lazer e férias com roteiros sustentáveis. A edição 2016 oferece roteiros atualizados da cidade do Rio de Janeiro e mantém no ar todos os 80 roteiros desenvolvidos em parceria com as secretarias de turismo e de meio ambiente das cidades-sede da Copa.
"Esta campanha promove a ideia de uma cultura de viagem mais responsável e mais verde. Com o alto número de visitantes previstos para o Rio no próximo ano, é importante que nós vejamos atitudes e práticas de viagem que simultaneamente respeitem o meio ambiente e apoiem o desenvolvimento econômico e social no Brasil", destacou o diretor executivo do Pnuma e subsecretário-geral da ONU, Achim Steiner.
"O Passaporte Verde é o documento de viagem que milhões de visitantes dos Jogos Olímpicos de 2016 precisarão para ter uma viagem mais sustentável", acrescentou Steiner.
Relevância mundial
O Passaporte Verde faz parte da estratégia de Produção e Consumo Sustentáveis do Pnuma no Brasil. Para a representante do órgão ambiental da ONU Denise Hamú, a campanha aproveita a relevância mundial do setor do turismo para estimular práticas responsáveis por parte dos consumidores e das empresas.
"O setor é responsável por cerca de 10% do PIB mundial e possui um papel importante tanto na geração de impactos socioambientais, quanto no uso como ferramenta para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono", ressaltou Hamú.
Medidas de sustentabilidade
A fim de preparar empresas locais interessadas em participar, serão oferecidas oficinas e palestras on-line para a implementação de medidas de sustentabilidade, além de dicas e boas práticas na comunicação. A campanha também dá um novo salto, trabalhando com temas como acessibilidade e proteção da criança e do adolescente, além da ecoeficiência, que já faz parte do programa de ações do Passaporte Verde.
Para o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o Rio de Janeiro será o coração do mundo em 2016 e os Jogos serão os responsáveis por isso. "Então vamos engajar a sociedade para cuidar da nossa cidade como se fosse a segunda casa deles", sugeriu.
Histórico
A campanha foi lançada em 2008 em uma parceria do Pnuma, os ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o ministério francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e outros parceiros. Atualmente, com disseminação em diversos países como Costa Rica, Equador e África do Sul, a iniciativa já é referência internacional em disseminação de informações sobre turismo sustentável.
Site: www.passaporteverde.org.br
Aplicativo: Passaporte Verde
Facebook, twitter e instagram: Passaporte Verde
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!