Os serviços também serão disponibilizados à comunidade de Kibera
Foto: Jose Miguel Calatayud
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat) iniciou a construção de um Centro Multifuncional de Energia Limpa, em Kibera, no Quênia. A instalação é a primeira de uma série que será construída em várias cidades da África Subsaariana, uma das regiões mais vulneráveis em nível social de todo o mundo.
Segundo o UN-Habitat, o objetivo é fornecer a população local acesso a serviços básicos como banheiros, combustível para cozinhar, como gás, e energia elétrica.
A iniciativa poderá ser utilizada pelas 415 crianças do centro escolar comunitário St. Christine, onde o prédio está sendo construído, além disso, os serviços também serão oferecidos à comunidade como um todo.
A ideia da agência é que as instalações do Centro Multifuncional gerem renda para a escola. Eles vão cobrar uma taxa simbólica da população para usar os serviços.
Na escola, estarão disponíveis ainda uma sala de computadores, outra de energia solar e um auditório. O biogás produzido pelo centro vai substituir a madeira e o carvão utilizados até agora para cozinhar - fontes geradoras de gases do efeito estufa, que provocam o aquecimento global.
De acordo com a ONU o prédio vai ter ainda um reservatório de água, que será usada pela escola - parte do recurso vai ser vendido à comunidade por um preço acessível.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!