Fotos: divulgação/UTEC
Para que serve, de fato, a universidade? Uma campanha publicitária para o processo de admissão de novos alunos da Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC), em Lima (Peru), resgatou de forma criativa “a razão de ser” de um local de ensino superior: propor soluções para melhorar a sociedade que o cerca.
O protagonista da publicidade é, na verdade, um outdoor. Mas não um qualquer. O painel instalado pela UTEC é o primeiro com capacidade de produzir água potável a partir da umidade do ar. A ideia se originou da realidade local: por ser próximo ao deserto, o nível de chuvas da capital peruana é quase zero, mas a umidade atmosférica chega a 98%.
São cinco purificadores de água e um tanque de armazenamento acoplados ao dispositivo, que produz até 100 litros de água própria para o consumo por dia. Basta abrir a torneira do outdoor e se servir. Em três meses de funcionamento, o outdoor já gerou 9.450 litros de água, que abastecem centenas de famílias locais.
“O painel reflete a proposta educativa de desenvolver o gênio e o talento dos alunos, para que eles possam se transformar em profissionais de alto nível, capazes de aplicar a ciência, a tecnologia e a inovação em benefício do desenvolvimento sustentável do Peru”, diz a universidade em seu site. Com esse estímulo, alguém dúvida?
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!