CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Universitários do Brasil participam de curso da ONU sobre direitos humanos

O curso, que é organizado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e o Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo preparar voluntários para a ONU. Durante duas semanas de curso, realizado no Palácio Itamaraty, cerca de 50 alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições debaterão o tema "Direitos Humanos e Crimes Internacionais".

foto autor

24/01/2013 às 7:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 6:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

universitarios.jpg
O objetivo da ONU é preparar voluntários
Foto: Universidad de Antioquia

A quinta edição do programa "Universitários Pela Paz: A ONU e as Questões Internacionais Contemporâneas" começou segunda-feira, 21 de janeiro, no Rio de Janeiro.

O curso, que é organizado pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e o Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como objetivo preparar voluntários para a ONU.

Durante duas semanas de curso, realizado no Palácio Itamaraty, cerca de 50 alunos de graduação e pós-graduação de diversas instituições debaterão o tema "Direitos Humanos e Crimes Internacionais".

Uma das coordenadoras da iniciativa, a professora Vanessa Batista Berner, ressalta que o curso é uma oportunidade única para os estudantes.

"No Laboratório, nós desenvolvemos as pesquisas sobre essas questões que colocamos no curso. Por outro lado, a parceria com as Nações Unidas é extremamente relevante porque nos autoriza a manter este diálogo entre a universidade, as Nações Unidas e a sociedade civil. Então, há de ambas as partes um fluxo de informações e conhecimentos que só é possível através desta abertura que nos é dada para poder falar aqui dentro do Unic Rio", afirmou Vanessa.

Tráfico Humano

O tema da palestra de abertura do curso foi o tráfico de seres humanos, que muitas vezes acontece pelo engano, sequestro ou abuso de pessoas vulneráveis.

O Brasil aparece como origem, destino e rota de vítimas desses crimes. Em todo o mundo, mulheres, crianças e adolescentes estão entre as principais vítimas de tráfico humano e são usadas para a exploração sexual. Homens e mulheres também são alvos e obrigados em vários casos, ao trabalho escravo.

De acordo com o Ministério da Justiça do Brasil, bailarinas, jogadores de futebol e modelos aparecem em número significativo entre os profissionais traficados e explorados no exterior.

- Ouça a matéria relacionada ao tema (na íntegra) -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade