Avisos aos países em desenvolvimento foram lançados no Fórum sobre Urbanismo. Foto: UN Photo/Eskinder Debebe
As Nações Unidas apelaram, dia 4 de setembro, aos países em desenvolvimento para que assegurem políticas nacionais de ordenamento de modo a não serem esmagados pela construção imobiliária.
Em declarações na abertura do sexto Fórum Mundial sobre Urbanismo, em Nápoles, na Itália, o director-executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, comparou a construção imobiliária a um "tsunami" por causa do seu crescimento que pode ultrapassar a capacidade de gestão das cidades.
Segundo Clos, há um processo de urbanização no sul que vai de mãos dadas com o desenvolvimento. O director-geral comentou que, "problema é que a arquitectura institucional não acompanha o andamento da urbanização."
O líder da ONU-Habitat acrescentou que "sem uma antecipação à medida, a construção pode resultar numa confusão e tentar corrigir o problema depois é muito caro".
O Fórum Mundial sobre Urbanismo foi criado pela ONU para estudar uma das mais prementes questões que o planeta enfrenta: a rápida urbanização e os seus impactos nas populações, cidades, economias, nas mudanças climáticas e nas políticas.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!