icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Uso de ferramentas on-line pode empoderar população, defende Cristina Adams

foto autor

02/10/2014 às 9:30 • Atualizada em 01/09/2022 às 19:47 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

adams-ecod.jpg

Cristina Adams é a décima entrevistada da “Série Atlas Brasil 2013 – Desenvolvimento Humano” em debate, produzida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A professora da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Ecologia Humana utilizou em suas pesquisas o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) para explorar como o desmatamento da Amazônia e outras vias de desenvolvimento na região Amazônia afetam o IDHM na região.

A especialista cruzou os indicadores com dados sobre alterações no uso do solo na Amazônia e analisou municípios da região que converteram sua economia para a produção de soja e consequentemente tiveram um alto índice de desmatamento, por exemplo. Posteriormente, Cristina comparou o IDHM desses municípios com outros que optaram por uma forma diferente de desenvolvimento.

“Será que o desmatamento da Amazônia, que conseguimos ver por satélite, mudou o IDHM?”, questiona. “E nos outros que não foram desmatados, que optaram por outras vias de desenvolvimento, como essa variável se comporta?”. A pesquisadora também acredita que o uso de ferramentas on-line para monitorar o desempenho dos municípios, como o Atlas Brasil 2013, pode empoderar a população.

“Quanto maior a inclusão digital, melhor”, afirma Cristina, que defende o uso dos dados para aprimoramento da gestão pública e como instrumento de participação social. “O que a gente vê são essas comunidades se organizando, e essa organização, para a reivindicação de direitos, é muito beneficiada se elas têm acesso a esse tipo de informação”, diz.

Assista abaixo a entrevista na íntegra:

As entrevistas para a série “Atlas Brasil 2013 – Desenvolvimento Humano em debate” foram gravadas com representantes de governos estaduais e municipais, ONGs, setor privado, academia, entre outros.

Cidadania, transparência, gestão pública e indicadores municipais são os temas centrais das entrevistas, que procuram demonstrar como indicadores de desenvolvimento humano podem colaborar para o empoderamento da sociedade, orientando caminhos e provocando a reflexão sobre os rumos do desenvolvimento humano no país. Acompanhe a série também pelo canal do Pnud Brasil no Youtube.

(Via ONU Brasil)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade