O projeto visa explicar os temas da Conferência/Foto: reprodução
Mais de 1.300 teses e dissertações sobre assuntos relacionados a Rio+20 foram reunidas e disponibilizadas pela Universidade São Paulo ( USP) em um website especial. O “USP Rio+20”, como é denominado o projeto, visa facilitar a compreensão da sociedade sobre os temas da conferência.
Os documentos estão divididos entre os temas biodiversidade, mudanças climáticas, agenda 21 e governança ambiental, bem como economia verde, foco principal a conferência. Além disso, o internauta pode fazer busca por palavras-chave sobre o tema que lhe interessa. Os estudos foram realizados entre 1992, época da ECO 92, e setembro de 2011.
Um dos coordenadores do projeto, o professor do departamento de geografia Wagner Costa Ribeiro, explica que os trabalhos apresentam possíveis alternativas a ser aplicadas pelo poder público e que analisam as condições ambientais do planeta. Segundo ele, a “missão” da conferência é consertar os erros já cometidos e os diagnósticos de diferentes partes do Brasil, disponíveis nos estudos, podem ajudar neste processo.
Para o coordenador, se a ciência fosse ouvida durante as discussões governamentais na Rio+20, e as medidas propostas fossem aplicadas logo, os problemas ambientais poderiam ter menores consequências. “Mas, infelizmente, a ciência é a última a ser convidada a opinar porque, na maioria das vezes, ela é crítica e, por isso, ninguém quer ouvi-la”, afirmou ele em entrevista ao G1.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!