icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Vai curtir as Olimpíadas em Londres? Seja um turista sustentável!

Está em Londres ou vai embarcar nos próximos dias? Aproveite todo o glamour da capital inglesa para ser um turista sustentável. O próprio comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres criou programas específicos para que a passagem de quase meio milhão de turistas, previstos somente para os 15 dias de competições, não deixe de recordação grande impacto ambiental. Além disso, listamos lugares sustentáveis para dormir, comer, comprar e visitar.

foto autor

25/07/2012 às 11:00 • Atualizada em 10/09/2022 às 10:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

londres.jpg
Foto: Mental Suits

Está em Londres ou vai embarcar para a Olimpíadas nos próximos dias? Aproveite todo o glamour da capital inglesa para ser um turista sustentável. O próprio comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres criou programas específicos para que a passagem de quase meio milhão de turistas, previstos somente para os 15 dias de competições, não deixe de recordação grande impacto ambiental.

Programas

Uma das bandeiras principais das Olimpíadas Sustentáveis de Londres é o desestímulo ao carro. O programa Active Travel (Viagem Ativa) encoraja as pessoas a explorarem a cidade de bicicleta e a pé. As melhorias promovidas nas rotas dessas duas formas foram planejadas para complementarem outras modalidades de locomoção, em especial transporte público – que, por si só, é uma atração à parte, com os ônibus de dois andares híbridos.

Outra preocupação foi com a alimentação. O manual Food Vision (Visão da Alimentação), que conduz as diretrizes de fornecimento de alimentos durante os jogos, explica que a ideia é oferecer no país, ou ao menos nos locais dos jogos, comida acessível, diversa e saudável. Cerca de 82 toneladas de peixe criados de forma sustentável serão servidos para as comitivas nacionais, por exemplo.

As diretrizes visam garantir:

  • Comida segura e com higiene
  • Cadeia de produção rastreada e sustentável
  • Opções nutritivas e saudáveis
  • Acesso à água potável
  • Alimentos com o mínimo de impacto ambiental e padrões de qualidade elevados
  • Redução do uso de embalagens
  • Práticas que minimizam o desperdício e promovem a reciclagem

londres-cleseapark.jpg
Chelsea Physic Garden é uma boa opção para escapar da correria na capital inglesa
Fotos: The Purple Passaport

Entre uma modalidade e outra, marque em sua agenda um tempinho para conferir as comunidades londrinas. O programa Changing Places encoraja turistas a transformarem-se em voluntários e ajudar as comunidades locais, “melhorando o que é negativo e celebrando o que é positivo”. As comunidades no leste de Londres, por exemplo, são “diversas e dinâmicas”, mas possuem problemas sociais, econômicos e ambientais.

Por outro lado, o programa ainda oferece suporte para que os habitantes das comunidades se envolvam nos jogos olímpicos e no combate a estes problemas, expandindo, assim, os benefícios do evento para além do parque olímpico.

Lugares sustentáveis

Além de seguir as dicas e reduzir ao máximo sua pegada ecológica ao viajar, um passo interessante é conhecer locais na cidade britânica preocupados com o bem-estar do planeta. A escritora de guias turísticos Rebecca Salois selecionou alguns lugares verdes de Londres para o turista.

londres-mandarim-hotel.jpg
Mandarim Hotel é medalha de ouro em sustentabilidade

  • Para dormir - Entre no espírito olímpico e garanta a medalha de ouro no elegante Aldwych One, ideal para negócios, ou no armazém que virou hotel Zetter. Ambos possuem a medalha de ouro no rating do Sistema Verde de Turismo de Negócios (GTBS). Se preferir os clássicos, o Claridge, o Mandarin Oriental e o Hyde Park têm a classificação prata.
  • Para comer - Embora o jantar no St. John (e em seu restaurante-irmão St. John Bread and Wine) seja mais focado em carnes, os pratos oferecidos procura aproveitar o máximo cada ingrediente, reduzindo o desperdício. Se quiser algo mais leve, os cafés Daylesford Organic e o Ottolenghi servem uma mistura cosmopolita de alimentos saudáveis e eco-friendly.
  • Para visitar - Não falta atrações turísticas em Londres, mas uma boa opção são aquelas que são, literalmente, verdes. Nos Hyde Park e Regent Park há gramados verdejantes à vontade, bem como galerias e lagoas de pato. As paisagens encantadoras dos jardins mais íntimos St. James Park e Chelsea Physic Garden oferecem uma boa escapada da correria da cidade.

londres-jamespark.jpg
St James Park tem paisagens encantadoras

  • Para comprar - O antigo e labiríntico Borough Market, é um “paraíso” de ofertas verdes. Muitos dos produtos oferecidos são orgânicos ou de origem local. Caso queira trazer na bagagem a moda londrina, o Spitalfields Market oferece vestuário produzido por estilistas locais. Se a sua vibração é comprar acessórios, confira jóias bacanas e talheres de prata nos Vaults ou objetos de arte e antiguidades de origem legal em Grays Antique Market. Mas lembre-se sempre: nada de consumismo! Só compre o necessário e o que for utilizar.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade