Mais caras, estas lâmpadas são mais eficientes, econômicas e recicláveis.
Foto: Sexc.hu
Vale a pena susbtituir as lâmpadas fluorescentes pelas de LED (light-emitting diode - diodo emissor de luz)? O Departamento de Energia dos EUA (DoE) provou que 675 milhões de dólares (1,2 bilhão de reais) foram economizados com a utilização dos diodos emissores durante o ano de 2012.
O DoE instalou 49 milhões de lâmpadas de LED e luminárias em nove setores públicos e isto fez o governo norte-americano economizar aproximadamente 71 milhões de unidades térmicas britânicas (TBTU), o equivalente a uma poupança de 675 milhões de dólares, contou o relatório do DoE.
Em sua casa
Embora cada unidade custe, entre R$ 50,00 e 200,00, as LED diminuem bruscamente o desperdício de energia. Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente converte apenas 5% da energia que utiliza em luz. Já a LED, tem aproveitamento de 40%. A vida útil de um produto desses é longa: cerca de 50 mil horas (equivalente a mais de 5 anos e meio de utilização contínua).
Sem falar que 98% dos materiais que compõem a lâmpada LED são recicláveis e não há metais pesados em sua composição, como mercúrio. Elas são menos agressivas à vista humana e não demoram ao serem acesas novamente, quando são desligadas.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!