Menos de três meses. Esse foi o tempo necessário para que o BMW i3 já se tornasse um sucesso de vendas sem mesmo ter chegado às concessionárias, o que já faz com que a montadora alemã planeje ampliar a produção do carro elétrico, lançado no dia 29 de julho, conforme noticiamos aqui no EcoD.
A BMW já recebeu encomendas para 8 mil unidades do compacto, número que impressionou a marca, cuja previsão inicial era de 10 mil exemplares negociados em 2014, de acordo com informações do site Bloomberg Businessweek. Um dos principais executivos da fabricante, Friedrich Eichiner, já teria confirmado a expansão da produção de acordo com a demanda.
O primeiro país cujas concessionárias receberão o i3 será a própria Alemanha, em 16 de novembro, com preço inicial de 34.950 euros. Em outros mercados, como Estados Unidos, China e Japão, o início das vendas ocorrerá durante o primeiro semestre de 2014.
Comodidade na recarga
A versão híbrida do i3 será equipada com um motor de dois cilindros derivado de motocicletas. Já a outra apresenta um motor elétrico que produzirá aproximadamente 170 cv para as rodas de trás.
"Com o conceito BMW i, adotamos uma abordagem holística à mobilidade elétrica, ou seja, iremos oferecer mais do que apenas a aquisição do BMW i3", destacou Alexander Efthimiou, diretor de produtos e pós-venda para sistemas modulares de trem de força elétricos da BMW.
Proprietários dos modelos BMW i3 poderão conectar e carregar os seus veículos de forma segura e rápida, em casa ou no escritório
Foto: Divulgação
A pedido do motorista, o ponto de recarga mais próximo do seu local de destino é exibido e pode ser reservado com um simples clique. O sistema também informa ao motorista quanto tempo de recarga a bateria necessita para fazer o trajeto de retorno ou mesmo, prosseguir até um próximo destino.
Velocidade e autonomia
De acordo com a BMW, o i3 faz de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Para chegar de 80 a 120 km/h, o veículo leva 4,9 segundos. A fabricante informou que o carro tem velocidade máxima de 150 km/h.
As baterias de íon-lítio possuem 8 anos de garantia e durabilidade de 100.000 km. Segundo a marca, a autonomia do carro varia de 130 km a 160 km. Para ampliar seu raio de ação, a empresa disponibiliza um opcional que estende a autonomia em mais 100 km.
O único ponto polêmico, de acordo com especialistas que já testaram o veículo, é a porta traseira do tipo "suicida", que só pode ser aberta quando a do passageiro da frente também se abre.
O valor para o mercado brasileiro ainda não foi divulgado. O certo é que o carro deve chegar ao país no segundo semestre de 2014, segundo anunciou a divisão nacional da BMW.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!