icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Vespas gigantes que mataram dezenas na China podem ter se multiplicado com calor

Ao menos 28 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em uma recente onda de ataques de vespas gigantes na China. As vítimas descrevem que foram perseguidas por centenas de metros por unidades da espécie mandarina - que as teriam picado até 200 vezes antes de interromper os ataques. Especialistas acreditam que o calor, possivelmente causado pelas mudanças climáticas, pode estar contribuindo para a multiplicação do número de insetos.

foto autor

02/10/2013 às 14:53 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

vespa-mandarina-ecod.jpg
A vespa gigante asiática (Vespa mandarina)
Foto: Addicted2Hymenoptera/Flickr

Ao menos 28 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em uma recente onda de ataques de vespas gigantes na China. As vítimas descrevem que foram perseguidas por centenas de metros por unidades da espécie mandarina - que as teriam picado até 200 vezes antes de interromper os ataques, informou o jornal The Guardian.

A maior parte dos feridos foi registrada nos últimos três meses em áreas rurais remotas ao sul da província de Shaanxi, de acordo com jornais locais. Especialistas acreditam que o calor, possivelmente causado pelas mudanças climáticas, pode estar contribuindo para a multiplicação do número de insetos.

As picadas desses insetos são altamente tóxicas e podem levar a choque anafilático e insuficiência renal. Um funcionário de controle de doenças da cidade de Ankang, onde 18 pessoas morreram, pediu à população que procure ajuda médica para qualquer vítima que tenha sido alvo de mais de 10 picadas, e advertiu que um tratamento emergencial seria necessário para aqueles que receberam mais de 30 picadas.

Os ataques de vespas gigantes são um problema recorrente na área no período entre maio e o final de novembro. De acordo com a polícia de Ankang, 36 pessoas morreram na cidade e 715 foram feridas pelas criaturas entre 2002 e 2005. Os ataques têm sido particularmente severos em 2013, possivelmente devido às mudanças climáticas, segundo as autoridades.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade