icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Vida BR: Camisetas para vestir o corpo e inspirar o coração

foto autor

26/01/2016 às 13:30 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

camisas-ecod.jpg

Por que é sustentável?

A Vida BR utliza materiais recicláveis para produzir suas roupas, trabalha motivos de natureza e busca conscientizar as pessoas sobre temas socioambientais, principalmente os relacionados a escassez hídrica do semiárido nordestino.

Utiliza papel semente em suas ações de marketing e nos cartões de visita. São papéis que plantados fazem germinar sementes de verduras e legumes em seu interior.

Também utiliza parte de seus ganhos para ajudar populações de regiões secas, principalmente no município de Milhã, interior do Ceará.

Quando o semiárido cearense enfrentou a pior seca dos últimos 50 anos, em 2012, o publicitário Rafael Studart resolveu fazer algo para amenizar a fome e a sede da população que lá vive. Ele usou a criatividade e criou uma camiseta inspirada no tema ‘vida na seca’. O projeto foi um sucesso. As 300 unidades se esgotaram em dez dias e foi preciso fazer mais. O dinheiro arrecadado em um mês foi convertido em 16 mil litros de água potável e três toneladas de comida. Tudo foi enviado para Milhã e supriu as necessidades emergenciais dos sertanejos da pequena cidade.

Matar a sede de seus conterrâneos despertou em Rafael sua própria sede de inovar. Depois de uma ação tão bem sucedida, o publicitário sentiu que não podia mais voltar às suas funções de diretor de marketing em uma emissora local. “Eu me identifiquei muito com a ideia de criar um produto realmente bonito e encantador e atrelar a uma causa”, conta.

As vendas médias chegam a 15 camisetas por dia

Convicto de que era aquilo que queria fazer, Rafael passou dois anos estudando nas horas vagas. Pesquisou tecnologias, inovação, reciclagem de tecidos e de papel. Até que escolheu investir em tecidos confeccionados com PET reciclado e algodão orgânico. A ideia era lançar uma linha de camisetas. Para complementar, escolheu para as estampas tintas cujas cores aparecem com a luz do sol. “Em 2014 pedi demissão do meu emprego e lancei a coleção Fotossíntese”, lembra o publicitário. Era o início da Vida BR, empresa que Rafael define como “especializada em vestuário sustentável de alto nível”.

Para escolher os fornecedores, Rafael viajou para conhecer indústrias no Sul do País, região referência em produção do fio de pet. “Compramos o fio de lá, mas é tudo certificado”, explica. Já o algodão orgânico, vem do Mato Grosso e é também certificado. As escolhas, segundo ele, “levaram em conta principalmente a qualidade”.

Inicialmente as camisetas eram comercializadas apenas pela internet. O primeiro desafio foi explicar o conceito para os consumidores e desmistificar questões como o conforto que o tecido proporciona. “Quando você fala em um tecido feito de pet as pessoas pensam que alguém cortou uma garrafa e fez uma camiseta. Pensam que não é confortável, que é quente. Mas nós tecemos com o algodão orgânico, o que resulta em um conforto igual ao dá camiseta 100% algodão”, explica Rafael. Ele elenca ainda como vantagens do tecido: ser duas vezes mais resistente e desamassar sozinho, sem necessidade de passar. “Isso poupa a energia do planeta”, comenta.

camisa-interna.jpgCom campanhas de comunicação, todas também planejadas por Rafael, a Vida BR tem conseguido quebrar aos poucos estes preconceitos. Atualmente a marca já conta com uma loja física em um dos principais shoppings de Fortaleza. E a perspectiva é de mais quatro lojas até fevereiro de 2016. “Estamos fechando uma parceria com uma empresa que administra shoppings aqui na cidade”, explica Rafael.

Em 2016 o empreendedor pretende também preparar a marca para que se torne uma franquia. “Acredito que até o meio do ano já poderemos iniciar este projeto”, conta.

Para manter a inspiração que o levou a desenvolver a primeira camiseta, lá em 2012, a Vida BR segue criando linhas de camisetas atreladas a causas socioambientais. Em outubro, a iniciativa escolhida foi a Cãominhada, que foi uma caminhada em prol dos direitos dos animais. “A gente fez uma camiseta temática e todo o lucro destinamos a projetos que cuidam de animais”, relata Rafael.

Para a próxima ação o parceiro será o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). “A gente desenvolveu uma estampa. A renda da venda dessa linha vai ser toda destinada a programas contra queimadas na caatinga”, explica.

Outra inovação da Vida BR é o uso de papel semente em toda a sua papelaria, desde etiquetas, até cartões de visitas. O papel semente utilizado é proveniente do trabalho do Projeto Resgate, que cuida de dependentes químicos em fase de recuperação. A ONG recebe o papel que a empresa descarta em seu processo produtivo e a Vida BR compra de volta o papel semente. Rafael se orgulha em dizer que “se plantar a nossa etiqueta pode nascer rúcula ou manjericão e estamos fazendo um teste agora com Ipê”.

A empresa conta hoje em dia com oito funcionários diretos, mas, todo o processo criativo é de responsabilidade do publicitário. “Apenas algumas etapas, como costura e estamparia são terceirizadas”, explica.

Mesmo com um preço um pouco acima do mercado (média R$ 89,00 por camiseta), o produto ganhou seu espaço. As vendas médias chegam a 15 camisetas por dia. O empreendedor comemora a saúde financeira de sua empresa e garante que valeu a pena apostar e persistir em sua inspiração.

Lembrando sua trajetória, ele recorda que “foi muito difícil dar os primeiros passos. Acho que a minha história é muito parecida com a história de quase todos os empreendedores. Pessoas falaram que era melhor desistir. Outras se encantavam com o projeto”. Hoje, com perspectivas de crescimento e uma empresa financeiramente estável ele celebra “nada melhor do que um dia após o outro e muito trabalho”.

(Via Centro Sebrae de Sustentabilidade)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade