Voluntários da ONU no Vietnã
Foto: VNU
O programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) divulgou no dia 30 de setembro o Relatório Estado do Voluntariado no Mundo 2015, que avalia o papel dos voluntários na influência do planejamento de políticas públicas e na melhoria da relação entre cidadãos e governos em todas as partes do mundo. O documento é a primeira avaliação global sobre voluntariado e apela aos governos que incluam mais os voluntários nas tomadas de decisões para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Panamá foi escolhido para o lançamento latino-americano do relatório, informou o VNU, devido ao movimento voluntário do país que mobilizou a sociedade e decretou a lei de voluntariado nacional em dezembro de 2014.
O documento citou voluntários brasileiros que focaram seu trabalho no combate à corrupção em governos locais por intermédio de Observatórios Sociais. O monitoramento dos gastos municipais impediu o desvio de quase 100 milhões de dólares dos cofres públicos, segundo relatório brasileiro de notícias.
Trabalho sub-aproveitado
A vice-coordenadora executiva do programa VNU, Rosemary Kalapurakal, explicou que apesar da grande contribuição dos voluntários, o trabalho está longe de ser totalmente explorado. “Para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, precisamos da participação de todos os setores da sociedade.”, completou Kalapurakal.
De acordo com o documento, os países que construíram “ambiente favorável”, de suporte aos voluntários, em geral, tiveram maior inclusão por parte dos setores excluídos da sociedade nas decisões do governo. O documento cita países como Peru, Honduras e Moçambique, que aprovaram leis para formalizar a contribuição dos voluntários.
Conheça o programa de Voluntariado da ONU.
Assista ao vídeo sobre a importância do voluntariado no Brasil.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!