Quer ajudar ao próximo mas está complicado arranjar algum programa de voluntariado que caiba na agenda? Se este for o caso, tornar-se um voluntário on-line pode ser uma boa alternativa.
As oportunidades para quem deseja ser voluntário sem sair da frente da tela estão em expansão no Brasil, inclusive entre as corporações. De acordo com a coordenadora do programa de voluntariado on-line do Instituto Voluntários em Ação (Iva), Bruna Moura, o crescimento se deve, muitas vezes, a empecilhos como a distância e a ausência de infraestrutura na mobilidade urbana nos grandes centros.
Para estimular a iniciativa dos seus colaboradores, o grupo Telefônica Vivo iniciou na última semana de julho um projeto referente ao tema. As 50 vagas ofertadas para funcionários de diversas áreas de atuação rapidamente encontraram interessados: logo nos primeiros 30 minutos, houve 600 visualizações da mensagem e diversos comentários de pessoas querendo participar.
Inicialmente o projeto beneficiará três organizações, mas a intenção da empresa é, já em 2013, colaborar com 30 ONGs de diversas partes do país. Os funcionários que participarem do programa serão capacitados virtualmente e devem desenvolver atividades como tradução de textos, desenvolvimento de sites, consultoria jurídica e contábil.
No Brasil, a ideia do voluntariado on-line começou a ser inserida com o Portal Voluntários Online, em julho de 2008. Mas a prática é bem mais antiga em outros países: surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, mas ganhou força em 1995 com a então Impact Online (hoje VolunteerMatch.org). Dados da ONU de 2010 demonstram que há cerca de 3.000 voluntários on-line, sendo que destes, 60% são mulheres e 40% são pessoas de países em desenvolvimento.
Se interessou? Saiba aqui por onde começar.
Com informações da Folha
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!