icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Voluntários vão ajudar Anatel a monitorar velocidade da internet

O consumidor tem a oportunidade de medir o real alcance da sua banda larga ao tornar-se voluntário para um projeto da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os interessados em contribuir com a sociedade podem se inscrever até 29 de outubro, por meio de um formulário simples, disponível no site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).

foto autor

31/08/2012 às 15:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 15:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

net.jpg
Conexão lenta é reclamação principal dos usuários
Imagem: Sxc

A velocidade da internet prometida pelas operadoras nem sempre corresponde à realidade. Agora, o consumidor tem a oportunidade de medir o real alcance da sua banda larga ao tornar-se voluntário para um projeto da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A agência está solicitando 12 mil voluntários para receber um equipamento com capacidade de medir a qualidade do serviço oferecido pelas operadoras. Caso o número de inscritos ultrapasse esta quantidade, será realizado um sorteio. Os interessados em contribuir com a sociedade podem se inscrever até 29 de outubro, por meio de um formulário simples, disponível no site da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).

As operadoras de banda larga são obrigadas a oferecer gratuitamente um software para medir a qualidade e a velocidade das conexões

O programa abrange usuários das operadoras Oi, NET, Telefônica/Vivo, GVT, Algar, Embratel, Sercomtel e Cabo. Os primeiros resultados serão divulgados a partir de dezembro pela Anatel, que deverá punir as empresas que descumprirem as regras de qualidade do órgão.

No entanto, os voluntários que participarem do programa poderão monitorar a qualidade da conexão em tempo real e, ainda, acessar o histórico da qualidade da conexão.

Conexão

A partir de outubro, conforme resolução da Anatel, a velocidade mínima de conexão entregue pelas empresas com mais de 50 mil assinantes deverá ser, ao menos, 60% da velocidade total contratada, em uma média mensal. A ideia é que, até 2014, a média mensal chegue a 80%.

A agência proibiu ainda as prestadoras de limitar a velocidade de conexão a depender do serviço que está sendo utilizado, salvo em caso de segurança e estabilidade de rede. Assim, por exemplo, a empresa não pode limitar o acesso ao usuário que estiver utilizando serviço de voz para induzi-lo a usar o telefone.

As operadoras de internet banda larga por telefonia fixa são também obrigadas a oferecer gratuitamente um software para medir a qualidade e a velocidade das conexões dos consumidores.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade