Capa da Cartilha para o Consumidor Responsável do WWF-Brasil
© WWF-Brasil
Em 15 de outubro é celebrado o Dia do Consumo Consciente. A data nacional foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente para despertar a atenção sobre esse tema que tem influência direta na conservação da natureza. Por considerá-la relevante para conscientizar a população brasileira sobre o uso de recursos naturais e bens de consumo, o WWF-Brasil aproveita a data para lançar o "Guia para o Consumidor Responsável". Em formato de cartilha, a publicação eletrônica traz dicas simples de serem colocadas em prática no dia a dia.
Elaborado pela equipe do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, o conteúdo do guia traz sugestões para o consumo dentro de sete grandes temas que permeiam o nosso cotidiano: Mobilidade, Eletroeletrônicos, Água, Alimentos, Produtos Madeireiros, Energia e Lazer.
Além de conscientes a respeito do consumo, os cidadãos precisam ser responsáveis e sustentáveis. Isso significa escolher o que consumir, avaliando o impacto gerado na sociedade e no meio ambiente. Saber de onde vêm os produtos, como foram produzidos e o destino dado aos resíduos (lixo) são algumas atitudes que cada pessoa pode tomar.
O mundo passa por transformações bruscas e os impactos ambientais causados pelo homem são cada vez mais graves. As consequências disso podem ser irreversíveis. Com o passar do tempo, estamos consumindo de forma irracional os recursos naturais disponíveis. Há uma estimativa alarmante que 70% da água do Brasil é desperdiçada de diversas formas, principalmente no uso doméstico desregrado.
Pegada ecológica
Atualmente, a Pegada Ecológica da humanidade é de quase dois planetas por ano. O número é preocupante, pois só temos um planeta. Essa ferramenta mede a quantidade de recursos naturais biológicos renováveis (grãos, vegetais, carne, peixes, madeira e fibra, energia renovável entre outros) que estamos utilizando para manter nosso estilo de vida. E se esse consumo está dentro da capacidade ecológica do planeta.
O poder da população é imenso. Desde o ato de usar a água em casa, o meio de transporte que escolhemos, até a compra de um produto ou contratação de um serviço, cada pessoa pode influenciar e diminuir os impactos socioambientais gerados pelo consumo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!