O espetáculo 'Laudamuco - Senhor de Nenhures', do diretor português Moncho Rodriguez, estreou em Portugal no mês de maio e está fazendo bastante sucesso, recebendo elogios de crítica e público. A peça faz parte de um projeto iniciado pelo próprio diretor, em paralelo a oficinas desenvolvidas para mais de 300 crianças, jovens, adultos e pessoas da comunidade cigana de Portugal.
No espetáculo, o ator soteropolitano João Guisande contracena com os atores Pedro Giestas e Regiane Nogarolli. 'Laudamuco' é uma ficção que mistura tragédia e comédia de um rei e seu servo, revelando a crueldade do poder nas relações humanas, a loucura daqueles que escravizam e dos que os servem, dos que oprimem e de quem cegamente legitima essa opressão.
O texto, montada pela primeira vez em 1981, vem com alguma adaptações, porém, segundo o próprio Moncho, "mudam-se dos tempos, mas não mudam algumas atitudes da política e daqueles que usam o poder e isso permite que o texto, uma sátira, divertida e trágica sobre um rei, inventado na ficção, tenha tantas semelhanças com o momento atual".
De acordo com o diretor português, o teatro serve como diversão, mas também como forma de crítica à sociedade. "O teatro, não deixando de ser uma brincadeira divertida, transforma-se numa denuncia e reflexão necessária, para que os públicos possam se divertir e ter um olhar crítico sobre a realidade para onde caminha". Em dezembro, o espetáculo 'Laudamuco' estreia em Salvador. Ainda não há datas e preços informados. O diretor Moncho Rodriguez também trará ao país a peça 'Bululu - Estórias de Invenção do Mundo', com participação dos atores baianos do grupo Toca de Teatro, Danilo Cairo e João Guisande. O espetáculo estreia no dia 06 de novembro, no teatro Sesc Pelourinho.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade