Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > teatro
Whatsapp Whatsapp
Entrevista

Heloísa Périssé revela novos projetos e se diz acolhida: 'Bahia nunca saiu de mim'

Com a peça "A Iluminada", a atriz falou ao iBahia sobre a criação da personagem 'Tia Doro' e os planos para o futuro

Julli Rodrigues • 18/08/2023 às 12:38 • Atualizada em 18/08/2023 às 12:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Heloísa Périssé revela novos projetos e se diz acolhida: 'Bahia nunca saiu de mim'
Foto: Julli Rodrigues / iBahia

Um dos maiores nomes da comédia brasileira, a atriz e roteirista Heloísa Périssé sabe que vai encontrar casa cheia em sua passagem por Salvador. O espetáculo solo "A Iluminada", que fica em cartaz no Teatro Sesc Casa do Comércio desta sexta (18) até o domingo (20), teve ingressos esgotados, o que levou à abertura de uma sessão extra no último dia de apresentação. Em entrevista ao iBahia, a atriz disse se sentir muito acolhida pelo público baiano e lembrou que sua relação com o estado vem desde a adolescência.

"Eu fui criada aqui, meus pais se mudaram para cá quando eu tinha 11 anos. O lugar onde consegui criar raízes foi aqui, porque meus pais se mudaram muito ao longo da minha infância, passei os melhores momentos da minha vida aqui. Eu só fui embora daqui porque queria ser atriz, e não havia um campo aqui em que eu pudesse ficar. Mas eu voltava sempre, duas a três vezes por ano, então a Bahia nunca saiu de mim", contou.

Leia mais:

Na peça, Heloísa vive a personagem Tia Doro, uma palestrante motivacional diferente, que incentiva os discípulos a "irem até os seus subterrâneos para encontrar a luz", na definição da atriz.

"Ela existe há muito tempo e eu nunca tinha feito nada com ela, embora adore ela, porque ela vem pra distribuir amor, ela faz um laço com todo mundo. Ela é muito alto astral, passou por um processo de iluminação na vida, tinha tudo para dar errado e quando percebe que a vida é harmonia, ela dá um 'salto quântico'. É uma peça para rir de doer a barriga, mas também para causar reflexão", explica.

A atriz ainda conta que Tia Doro chegou a "aconselhar" colegas de profissão nos bastidores e que o desejo de dar maior destaque à personagem veio após acontecimentos recentes: a pandemia de Covid-19 e o tratamento do câncer nas glândulas salivares, descoberto em 2019, do qual já está curada.

"A primeira pessoa que contracenou com Tia Doro foi Paulo Gustavo, e a gente ria muito desse personagem. Agora eu resolvi fazer uma peça nova com ela, porque juntou minha 'pandemia particular' com a pandemia coletiva, e quando consegui me libertar disso, pensei que era necessário ampliar o olhar diante do mundo. Ressignificar é a palavra de ordem", disse.

Dos palcos para os bastidores

No último mês de maio, a atriz declarou, em entrevista ao jornal Estado de Minas, que planeja encerrar a carreira nos palcos e se dedicar a novos projetos, como podcasts e livros. Ela revelou ao iBahia que uma dessas ideias já saiu do papel.

"Já estou estudando um podcast que vou fazer com Luísa, minha filha, chamado 'Desencontro de Gerações', meio aproveitando a Tati que ela se tornou, bem parecida com a personagem. Estamos produzindo um filme também, eu e meu marido [o diretor Mauro Farias] acabamos de adaptar uma peça minha, que é 'Dê Uma Chance Ao Amor'. Eu quero realmente passar para trás das câmeras, começar só a dirigir, escrever meus textos", afirmou.

"A Iluminada", com Heloísa Périssé

  • Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio - Caminho das Árvores
  • Quando: Sexta (18), às 21h; sábado (19), às 20h; domingo (20), às 19h e 21h
  • Quanto: Ingressos a partir de R$ 45 - à venda no Sympla e na bilheteria do teatro
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEATRO :

Ver mais em Teatro