Profissionais dão dicas para quem pretende seguir a carreira teatral


A Escola de Teatro da UFBA, fundada em 1956, forma atores e diretores

Quem sonha em trabalhar com teatro deve saber que há um caminho antes do glamour. Além de ter que passar por uma preparação específica, com cursos e muito ensaio, tem que encarar um mercado que vive com escassez de recursos.

Mas há motivos para quem deseja ingressar no mercado teatral na Bahia se animar. Afinal, não é à toa que daqui tem saído alguns dos bons nomes que brilham nos teatros de todo país. Salvador tem também bons cursos livres de teatro para todas as idades e gostos, além de uma das faculdades mais respeitadas do ramo.

As chances de quem sonha em ser ator chegar ao mercado de trabalho e subir ao palco é real e nem tão distante. Esse é, aliás, um dos pontos positivos da carreira de ator, mesmo com os poucos incentivos, depende muito mais da própria dedicação.

Fica a dica

A primeira dica para quem pretende ingressar em qualquer área é entender e estudar a profissão. “Não é uma arte fácil, não é simples. O ator precisa estar conectado com o mundo, com os acontecimentos e principalmente com o que o move a enfrentar as dificuldades da profissão”, explica Lelo Filho, ator da Cia Baiana de Patifaria.

Lelo Filho é ator da Cia de Patifaria Baiana

Outra boa estratégia é procurar escolas de teatro e buscar cursos livres de interpretação, licenciatura ou direção existentes em sua cidade. “Eles dão o primeiro passo para a quem pretende seguir a profissão”, afirma o diretor da Escola de Teatro da Ufba, Daniel Marques da Silva.
 
A graduação em interpretação, direção e licenciatura abre espaço para que o aluno tenha a possibilidade de experimentação dentro do próprio curso. O universo acadêmico oferece atividades proporcionando ao aluno a contínua vivência do fazer artístico em paralelo com os estudos teóricos. Além de testar seu desempenho como ator e diretor em montagens didáticas, o aluno pode participar continuamente de espetáculos e mostras públicas.

Mercado baiano

De acordo Marques, não existe na Bahia um mercado definido. “Os profissionais procuram diversas maneiras de ingressar na cena teatral”, conta. Já o ator Lelo Filho conta que o teatro, apesar de “todas adversidades”, tem se mostrado plural e de qualidade. Mas com a queda no número de empresas investidoras, tem sido mais difícil produzir e manter espetáculos em temporadas.

— O teatro baiano, apesar das adversidades, tem se mostrado plural e de qualidade (Lelo Filho)

“Acho que produzimos uma quantidade imensamente menor do que poderíamos estar produzindo por conta disso. A redução no número de dias das temporadas também é um fator que agrava o quadro, uma vez que a bilheteria tem sido a grande responsável pela manutenção dos espetáculos”, ressalta Lelo.
 
Política cultural: leis e programas de incentivo 

Na Bahia, quem pretende seguir a carreira no teatro pode contar com algumas leis de incentivo dos Governos Federal e Estadual, como a Lei Rouanet onde o proponente apresenta uma proposta cultural ao Ministério da Cultura (MinC); o programa estadual FazCultura, no qual o proponente inscreve um projeto na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA); outra forma de buscar financiamento é a Demanda Espontânea do Fundo de Cultura; além dos editais específicos da Fundação Cultural do Estado da Bahia-FUNCEB, onde pessoas física e jurídica podem concorrer.

Para quem busca crédito, uma outra maneira de buscar recursos para projetos culturais é o programa de microcrédito CrediBahia Cultural.

Onde estudar?
Cursos e Escolas de Teatro em Salvador:

Teatro Gil Santana
Curso de Teatro Infantil e Oficina Autoria do Autor (Adultos)
Rua: Almerinda Dultra, 67, Rio Vermelho
Contato: 3489 2917
E-mail: gilsantana@teatrogilsantana.com

Todo Mundo Faz Teatro
Curso de Teatro Básico/ Infantil /Juvenil Avançado / Físico
Oficina de Introdução ao Método
Rua:  Borges dos Reis, 18 – Rio Vermelho
Contato: 3335-0770 e 3334-9317
E-mail: atendimento@todomundofazteatro.com.br

Rede de Cias
Oficina de Interpretação
Conjunto Cultural da Caixa Econômica Salvador
E-mail: oficina.lucienneguedes@gmail.com
Curso Livre de Teatro
Centro Cultural Ensaio
Av. Leovigildo Figueiras – Ed. Pêssego nº 58 – Garcia (Campo Grande)
Contatos: 71- 3328. 3628/ 3018.7122

Escola de Teatro da Ufba
Rua Araújo Pinho 292- Canela
Contatos: (71)3283-7850/3283-7851
E-mail: teatro@ufba.br

Sitorne Estúdio de Artes Cênicas
Curso Técnico-Profissionalizante: Formação de Ator
Rua Deputado Cunha Bueno, 55 – Rio Vermelho
Contato: 3347-7089
E-mail:sitorne@sitorne.com.br