Projeto apresenta peças, oficinas, exposição e mesas temáticas


Mostra apresenta diversos espetáculos gratuitos

Em sua 3ª edição, a Mostra Universitária Salvador de Teatro (MUST) acontece entre os dias 21 e 26 de maio, na Escola de Teatro da UFBA (Etufba). O evento oferece ao público 13 espetáculos de teatro universitário da Etufba e de outras instituições do Brasil. Além das peças, haverá atividades formativas, mesas temáticas, leitura dramática de texto e exposição fotográfica. Toda a programação é gratuita e acontece na Sala 5 da Etufba, no Foyer e no palco do Teatro Martim Gonçalves.

Veja também:
Da internet para o palco: Tia Judith arranca gargalhadas em estreia
Teatro Vila Velha apresenta ‘Frankenspeare/Shakestein – Experimento 2’

Nas mesas temáticas serão discutidos temas como ‘Vivência de grupo (…) produção continuada’, realizada com a presença do ator-pesquisador Renato Ferracini, do LUME – Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, no dia 23 de maio, às 14h. Já no dia 24, às 9h, será a vez de falar sobre os ‘Festivais Universitários. E você com isso?’, que pretende apresentar um panorama dos festivais nacionais e estimular a difusão da produção baiana.

13 peças integram a MUST

A última mesa do evento recebe os grupos locais,  que têm se destacado na cena teatral baiana, formados por alunos remanescentes da Etufba nos últimos anos como a A Outra Companhia de Teatro, Coletivo Saladistar e Núcleo Viansatã, Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), Panacéia Delirante e o Teatro Base.

Entre os espetáculos apresentados na mostra estão ‘Quê Onde’ (Goiânia), ‘Um lugar pra ficar em pé’ (Fortaleza), ‘Só não viu quem não quis’ (Rio de Janeiro), e o teatro político de Osvald de Andrade, em ‘A Rampa’ (Salvador).

‘Propriedade Condenada’ (Salvador), ‘As pererecas: como se tornar uma besta’ (Belo Horizonte), ‘Anti-Nelson Rodrigues’ (Jequié), ‘Lumus’ (Salvador) e a aula-espetáculo ‘Trançados de Memória de uma atriz-brincante’ (Salvador) também integram a programação.

Confira programação completa:


O acesso aos espetáculos é dado mediante distribuição de senha gratuita, que começa 1 hora antes de cada apresentação.

  • Anti-Nelson Rodrigues (UNESB – BA)

Data – 21/05 – 18h
Local – Escola de Teatro da UFBA – Sala 5

O Espetáculo trata do garoto Oswaldinho, rico e mimado pela mãe, Tereza, e desprezado pelo pai, Gastão. Leleco é amigo do rapaz desde a infância e também seu companheiro de confusões. Joice é uma suburbana, filha de Salim, um simpático velho super protetor, que de tudo desconfia. As histórias desses personagens se cruzam quando Tereza tenta convencer Gastão a dar a presidência da indústria Beija-Flor de Confecções a seu filho. O resultado é uma trama de assédios, ameaças, ciúmes e poder.

  • Quê Onde (UFG-GO)

Data – 21/05 – 20h
Local – Teatro Martim Gonçalves

Quê Onde ou Que Donde ou What Where, Quoi où, é um texto onde uma voz afirma ao final: “Faça Sentido Quem Possa”. Último texto de Beckett escrito para o palco (1983), com quatro ou cinco personagens (Bam, Bom, Bim, Bem e a Voz) que entram e saem de cena num desenho circular. Este texto abre leituras múltiplas, pode ser um vaudeville, uma comédia ou um drama brechtiano. Sua dramaturgia é composta de perguntas e poucas respostas, solicita um espectador criativo, não aquele cego às entrelinhas ou ao ritmo da cena. Beckett não se repete porque a vida não se repete. Talvez haja uma história, ou não.

  • Só Não Viu Quem Não Quis (UFRJ-RJ)

Data – 22/05 – 20h
Local – Teatro Martim Gonçalves

Espetáculo realiza denúncias através de um recorte hiperlocal dentro da cidade do Rio de Janeiro pré-Copa do Mundo e pré-Olimpíadas. No verão de 2013, calor e tensão se misturam diante da assombrosa perspectiva do custo de vida, da fagocitose do espaço urbano pelos empresários atraídos pelo boom da economia, e dos amores perdidos nas ventanias que precedem os tornados.

  • Fala Baixo Senão Eu Grito (UFBA-BA)

Data – 23/05 – 18h
Local – Escola de Teatro da UFBA – Sala 5

Uma tragicomédia que conta a história de Mariazinha, uma funcionária pública, solteira e infantilizada que tem o seu quarto invadido por um homem. Dentro de um universo azul, Mariazinha é levada pelo ‘ladrão em feriado’ para um lugar onírico onde experimenta o gosto da liberdade, o gosto dos desejos jamais vividos.

  • Um Lugar Pra Ficar em Pé (UFC – CE)

Data – 23/05, às 20h
Local – Teatro Martim Gonçalves

Um Lugar para Fica em pé – Últimas Peças e Outros Fragmentos de Samuel Beckett, montagem da primeira turma do Curso de Teatro da UFC, foi concebida a partir das últimas peças curtas do autor irlandês, prêmio Nobel de Literatura, Samuel Beckett, assim como de fragmentos de suas peças mais conhecidas, como Esperando Godot. Em um jogo de um patchwork de estilos cênicos, a montagem explora o mundo de silêncios que permeiam as obras de Beckett, com suas alusões ao poder, ao desamparo, ao sexo e ao mesmo teatro.

  • As Pererecas: Como Se Tornar Uma Besta (UFMG – MG)

Data – 23/05, às 22h
Local – Escola de Teatro da UFBA – Sala 5

Dionísio e seu escravo Xântias embarcam em uma viagem ao inferno, onde tudo é incerto. Ao longo do trajeto, situações como: fome, carência e tédio vão gradativamente alterando seus estados físicos e mentais. O espetáculo convida o público a embarcar em uma viagem existencialista onde o delírio e a realidade andam lado a lado.

  • Lumus (UFBA-BA)

Data – 24/05, às 22h
Local – Escola de Teatro da UFBA – Sala 5

Para celebrar os seus 3 anos de pesquisa continuada, o Núcleo Viansatã estreou seu primeiro espetáculo: Lumus. O trabalho põe em cena, de forma absolutamente não linear, a trajetória de seres compulsivos, senhores de seus desejos, imperiosos sobre a excitação que os toma, que sorvem o mundo com sede e pressa. A encenação se propõe a acender a luz no momento em que os personagens se encontram e convida os espectadores, ali chamados de partícipes do banquete, a partilhar desse Encontro.

  • A Rampa (UFBA-BA)

Data – 25/05, às 20h
Local – Teatro Martim Gonçalves

Inspirado na ‘Trilogia da Devoração’ de Oswald de Andrade, ‘A Rampa’ é fruto de uma pesquisa exaustiva das obras, ‘O Rei da Vela’, 1933; ‘O homem e o Cavalo’, 1934, e ‘A Morta’ 1937, onde na trama, percebe-se um embate social entre oprimidos e opressores, apresentado através de uma alegoria entre ‘Vivos e Mortos’, no qual, por meio de conceitos e comportamentos conservadores e esquizofrênicos, os ‘Mortos’ tentam perpetuar no poder, explorando e enganando o povo através de empréstimos, imposições de impostos e juros abusivos e, pelo ludibrio da fé religiosa.

  • Propriedade Condenada (UFBA – BA)

Data – 25/05, às 20h
Local – Teatro Martim Gonçalves

Espetáculo aborda um dos temas recorrentes na obra do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (26/03/1911 – 25/02/1983): a desestrutura e decadência social e moral americana. Porém, esta questão torna-se universal através da abordagem feita pelo autor, utilizando a visão de duas crianças para expor questões não tão digestivas da sociedade.

  • Amnésis (UFBA-BA)

Data – 25/05, às 18h
Local – Escola de Teatro da UFBA – Sala 5

De maneira lúdica, metafórica e divertida, a peça reúne inúmeras histórias de vidas que ecoam nas ruas e praças da cidade. Os três atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados para realizarem seus desejos, dando vida a diversos personagens que transitam por lugares históricos da cidade. O espetáculo foi construído a partir da coleta de histórias de vida na Praça da Piedade, Mercado Modelo e Igreja de São Lázaro em Salvador.

  • Trançados de Memória de Uma Atriz-brincante (UFBA – BA)

Data – 26/05, às 15h
Local – Escola de Teatro da UFBA – Sala 5

A aula-espetáculo ‘Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante’ revela os caminhos percorridos pela atriz pesquisadora no diálogo entre teatro e cultura popular, mais especificamente o Cavalo Marinho da Zona da Mata, Norte de Pernambuco. São revelados de forma poética alguns elementos encontrados neste folguedo que contribuíram para a construção de um laboratório individual e experimentações cênicas.

  • Estilhaços e […] Algo Assim (FAP-PR)

Data – 26/05, às 18h
Local – Escola de Teatro da UFBA – Sala 5

Todos a bordo? Compartilhar histórias. (Mas fica entre nós!) Brincar para lembrar. Ou para esquecer? Hora de se arremessar. Embarcar em uma aventura. Pode ser no barco. Ou no balanço. Arremessos. Dúvidas. Afetos. Quedas. Gargalhadas. Algo assim. A vida inteira em alguns minutos. Já vai passar. Onde? Longe. Ou perto. Uma criança. Caí! Experiência para ser partilhada com todos os públicos.

  • O Rio (UNESP – SP)

Data – 26/05, às 20h
Local – Teatro Martim Gonçalves

A encenação de O Rio encontrou na obra de João Cabral de Melo Neto inspiração para trabalhar conceitos do teatro visual. O espetáculo não é a ilustração do poema. É uma criação autônoma onde o rio está subsumido à percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira. As imagens do poema transformaram-se em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados.

  • Vivência de Grupo (…) Produção Continuada

Com Renato Ferracini – LUME Teatro
Obs.: A mesa com Renato Ferracini tem inscrição prévia sendo direcionadas preferencialmente para integrantes de grupos de teatro. Para as demais mesas é só comparecer 30 minutos antes e retirar senha.
Data – 23/05, às 14h

  • Festivais de Teatro Universitário e Você Com Isso?

Com Organizadores de Festivais Nacionais
Data – 24/05, às 9h

  • Vivência de Grupo (…) Produção Continuada

Com Grupos  Locais
Data – 24/05, às 14h

Data – 21 a 26 de maio, das 17h às 21h
Local – Foyer do Teatro Martim Gonçalves

Durante a semana do evento serão expostas 20 imagens de espetáculos vinculados a Escola de Teatro da Ufba, realizados nos últimos quatro anos. A organização do evento recebeu 94 fotos e selecionou 11,  realizadas por fotógrafos profissionais e amadores. Além destas, em parceria, foram incluídas 9 imagens clicadas por alunos do Labfoto/Faculdade de Comunicação da Ufba.

3ª edição da MUST – Mostra Universitária Salvador de Teatro
Data – 21 a 26 de maio de 2013
Local – Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Canela)
Informações – www.mustsalvador.com
Entrada franca