A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) registrou um aumento de seis vezes mais procura de destinos da Bahia por estrangeiros comparado a outros destinos brasileiros. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com 4,8 mil turistas nacionais e internacionais que vieram para Salvador nos quatro primeiros meses de 2024.
Segundo a Setur, o sucesso do estado em relação à escolha de viajantes é um efeito direto da campanha de promoção da Bahia como destino turístico fora do país.
Leia também:
Para Marcelo Freixo, presidente da Agência de Promoção Internacional de Turismo (Embratur), um dos motivos para o crescente interesse internacional pela Bahia tem muito a ver com o afroturismo. Outros motivos são as belezas naturais do estado e outros eventos culturais como festas de Carnaval e São João.
Setur registra 48% de procura de destinos baianos por estrangeiros
Em entrevista, o presidente da agência relacionou o interesse internacional à histórias de matriz africanas da Bahia ao virar o carro chefe da promoção do estado brasileiro no exterior: "[...] Trouxemos cinco jornalistas norte-americanos para o Carnaval de Salvador, este ano, com a programação focada em Afroturismo", lembrou Marcelo Freixo.
Em colaboração com essa ideia, a Setur anunciou por nota que está trabalhando com a promoção da Bahia em feiras de turismo internacionais. Além disso, a secretaria busca prospectivas de voos para o estado, aumentando o fluxo de turistas tendo que passar pela capital baiana.
"[...] O nosso grande diferencial é que quem vem a Salvador volta falando bem, sobre uma cidade bem cuidada, bonita, organizada e com serviços de qualidade, com belezas naturais, rica história e rico patrimônio [...]", descreveu o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis.
Veja o perfil dos turistas da Bahia:
A Secretaria de Turismo chegou a esses números através das entrevistas com mais de 4 mil viajantes.
Perfil dos turistas:
- 56,4% viajaram sozinhos;
- 30,9% viajaram com as famílias.
Principais motivadores da viagem:
- Lazer (31,6%);
- Negócios (23,2%).
Principais gastos durante a viagem:
- Alimentação (53,6%);
- Transporte (16,4%).
Dos perguntados, 94% dos cerca de 4 mil turistas responderam que Salvador é um destino para qual voltariam em viagens futuras.
Conexões diretas em Salvador
Atualmente, o Aeroporto Internacional de Salvador conta com seis voos internacionais diretos. São eles:
- Salvador - Lisboa, Portugal (TAP);
- Salvador - Santiago, Chile (SKY);
- Salvador - Montevidéu, Uruguai (SKY);
- Salvdor - Madrid, Espanha (Aireuropa);
- Salvador - Buenos Aires, Argentina (Aerolíneas Argentinas);
- Salvador - Paris, França (Air France).
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!