Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo > bahia 417º
Whatsapp Whatsapp
Região Metropolitana

Camaçari: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar

Município tem o maior território da Região Metropolitana de Salvador

Redação iBahia • 18/08/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Camaçari: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Divulgação/Prefeitura de Camaçari

O município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, esconde belezas naturais e algumas das praias mais procuradas do litoral baiano.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, o município tem cerca de 299 mil habitantes. Com 42 quilômetros de faixa costeira, é o maior território da Região Metropolitana.

Leia mais:

Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Camaçari do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:

História

A história de Camaçari começa em 1558, às margens do Rio Joanes, quando os jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues formaram a Aldeia do Divino Espírito Santo.

Segundo informações do site oficial da Prefeitura de Camaçari, após isso, surge a Companhia de Jesus, um espaço para catequizar os índios Tupinambás que viviam aqui.

Em 1964, a primeira grande vitória do município. Sob a liderança do Bispo D. Marcos Teixeira, várias autoridades foram acolhidas na vila e, junto com os indígenas, organizaram tropas de resistência que ajudaram a expulsar os holandeses da Bahia.

Em 28 de setembro de 1758, enfim a emancipação com a expulsão dos jesuítas e o decreto assinado por Marquês de Pombal, que mudou o nome do povoado para Vil ade Nova Abrantes do Espírito Santo. Pouco tempo depois, passou a se chamar Vila de Abrantes.

Nessa época, o município ainda era pequeno, apenas com 544 casas e 1200 habitantes. As terras pertenciam ao desembargador Tomaz Garcez Paranhos Montenegro, que, graças à influência política, trouxe em 1860 a estrada de ferro para suas terras.

Isso proporcionou o crescimento da região. Até que, em 1920, após o governador Francisco Marques de Góes Calmon mudar a sede do município de Abrantes para Camaçari, o distrito de Camaçari é criado. Cinco anos depois passou a se chamar Monte Negro, em homenagem ao desembargador.

Apenas em 30 de março de 1938, por meio de um decreto, o município passou a ser chamado Camaçari, que ficou sendo formado pela sede e os distritos de Vila de Abrantes, Monte Gordo e Dias D'Ávila, este último emancipado em 1985.

Inicialmente se escrevia Camassary, de origem tupi-guarani. O significado é árvore que chora, devido ao orvalho que cobra a copa das árvores com gotículas de água.

Como chegar em Camaçari

De carro: Para quem sai de carro de Salvador, o trajeto pode ser feito pela rodovia BR-324 ou pela Estrada do Coco, passando por Lauro de Freitas.

De ônibus: A viação Regional faz o trecho Salvador - Camaçari, com viagem que dura 1h20.

De avião: Para quem vai de avião, vale dizer que Camaçari não possui aeroporto próprio, sendo necessário desembarcar em Salvador, o que não é problema já que são cidades vizinhas. Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, basta alugar um carro ou transfer e seguir até Camaçari, que fica em uma distância de pouco menos de uma hora.

Quando ir

Não existe tempo ruim para quem deseja visitar Camaçari - ou a Bahia -. Mas, com uma grande faixa costeira e praias de tirar o fôlego, o período ideal é entre a primavera e o verão.

O que fazer

Arembepe


				
					Camaçari: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Nathália Amorim

A vila de Arembepe fica localizada a cerca de 50km de Salvador. Situado no litoral norte da Bahia, esse cenário paradisíaco já foi prestigiado por celebridades como Janis Joplin, Mick Jagger e Keith Richards. O lugar abriga um povoado rústico do movimento hippie, produtores artesanais referência na região.

Existem também várias praias próximas, como a do Piruí, de Jacuípe, do Canto e a de Arembepe — a mais famosa e que leva o nome do lugar.

Guarajuba

A praia é ótima para o banho, pesca, surf e mergulho, ou seja, oferece uma gama de possibilidades que agrada a todo tipo de visitante.

Busca Vida


				
					Camaçari: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Reprodução/TripAdvisor

A praia de Busca Vida, no litoral de Camaçari, tem 9 km de extensão. Fica junto à foz do Rio Joanes e é dominada por condomínios residenciais. Possui ondas fortes, na maior parte, que atraem muitos surfistas.

Barra de Jacuípe

Praia de grande beleza natural, é conhecida por ser o encontro do rio Jacuípe com o mar. Cercada por coqueiros na maior parte de sua extensão, é um lugar ideal para os amantes da natureza e para a prática de esportes náuticos. É ainda procurada para camping e trilhas, além da pesca.

Praia de Itacimirim


				
					Camaçari: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Divulgação

A praia tem águas calmas e limpas e pode ser mais ou menos movimentada dependendo do ponto. Itacimirim tem seu nome devido à junção das palavras tupis itá (pedra), sy (mãe) ou ci (lisa) e mirim (pequeno) ou seja, a “pequena mãe de pedra” ou “pequena pedra lisa”. Foi nesse vilarejo que o desbravador Amir Klynk aportou após 100 dias de viagem cruzando o Atlântico.

Onde ficar

Pousada Villa Coelho

Rua Senhor do Bonfim Em frente ao depósito de bebidas, Camaçari

Cambuci Hotel

Av. Jorge Amado, 3413, Camaçari

Hotel Pousada Rancho Fundo

Loteamento Las Palmas Rua Jardim Eldorado s/n Final da Ladeira, Abrantes, Camaçari

Onde comer

Bar do Carlinhos Restaurante

Endereço: Praia de Guarajuba | Lot. Canto do Mar, Guarajuba, Camaçari, Bahia 42827-000, Brasil

Telefone: +55 71 3674-0965

Empório Jacuípe

Endereço: Estrada Do Côco, Camaçari, Bahia, Brasil

Telefone: +55(71)36781402

Recanto do Bob

Endereço: Rua do Vale 22 | Centro, Camaçari, Bahia 42807-250, Brasil

Telefone: 071 3622-4371

Barraca Papiri

Endereço: Rua Almyr Klink 120, Camaçari, Bahia 42825-000, Brasil

Telefone: +55 71 8199-1666

Restaurante Varanda

Endereço: Avenida Oeste 219 | Bairro Dos 46, Camaçari, Bahia, Brasil

Telefone: 7136219838

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA 417º :

Ver mais em Bahia 417º