Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo > bahia 417º
Whatsapp Whatsapp
Região Metropolitana

Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar

Pojuca fica situado a 67km de Salvador e passou a fazer parte do Mapa do Turismo do Brasil em 2022

Nathália Amorim • 08/12/2023 às 19:03 • Atualizada em 16/12/2023 às 17:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O município de Pojuca fica situado a 67 km de Salvador. Criado pela Lei Estadual nº 979, de 29 de julho de 1913, o território nasceu a partir do desmenbramento de Sant'Ana do Catu. O nome da cidade é de origem tupi relacionados à água, barro e mandioca, representando a riqueza da diversidade vegetal e animal no local.


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Pojuca fica situado a 67km de Salvador. Foto: Divulgação/Augusto Santos

Neste guia, o turista, seja baiano, brasileiro ou de fora do Brasil, vai encontrar as principais informações para curtir Pojuca do melhor jeito – e para todos os bolsos. Aqui, você encontra como chegar neste paraíso, o que fazer, quando ir, onde ficar e onde comer, além de conhecer um pouco da história da região. Confira:

Leia mais:

História

Segundo a Prefeitura de Pojuca, na história de formação do município destacam-se as famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva e Sant'Ana. Juntos, eles teriam contribuído para o desenvolvimento local.

A primeira povoação que surgiu no território atual do município data de 1684, quando se fixaram às margens do Rio Pojuca, onde está situada a cidade do mesmo nome. As famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva fizeram construir moradias e engenhos, atraindo para o desenvolvimento da nascente diversos colonos.

Inicialmente chamada de Passagem, devido ao rio que corta o município, a cidade teve a denominação ligada à identificação católica com o Bom Jesus. O Engenho de Pojuca foi um importante centro de povoações no século XVIII, e a propriedade foi posteriormente adquirida por Manuel José de Carvalho.


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Pojuca passou a fazer parte do Mapa do Turismo do Brasil em 2022. Foto: Augusto Santos

Já durante a trajetória da família Carvalho, o destaque é para o Barão de Pojuca e o neto, que foi condecorado na Guarda Imperial.

A família Sant'Ana se destaca pela mobilização e pela emancipação de Pojuca em 1913, com a eleição do intendente Carlos Pinto.

Com o decorrer do tempo foram surgindo as primeiras casas e as principais ruas e assim por diante se desenvolvimento tanto em aumento populacional quanto em progresso de desenvolvimento. Pojuca só passou a fazer parte do Mapa do Turismo do Brasil em 2022.

Como chegar

Pojuca fica a cerca de 76km de Salvador. Localizada na Região Metropolitana, há duas possibilidades de chegar ao município.

  • De carro

É possível usar três rotas para chegar até Pojuca de carro. Primeiro, via BR-324 até a saída 603 em direção a Camaçari/Aracaju e, em seguida, pegar a BA 093. Também é possível chegar via BA-535 e BA-093, e BR-324 com BR-110/BR-420.

  • De ônibus

Também é possível chegar em Pojuca saindo de Salvador. A viagem dura cerca de 1h30 e as passagens podem ser compradas na Rodoviária.

O que fazer em Pojuca

  • Encontro dos Bois

Pojuca inicia o calendário turístico oficialmente a partir de 6 de janeiro, com o encontro dos Bois, o Boi de D. Lindú e o Boi de Ouro.


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Encontro dos Bois acontece no dia 6 de janeiro. Foto: Augusto Santos

A festa é permeada por música orquestrada por talentos locais e nacionais e reúne baianas, Negros Fujões, a Filarmônica Municipal, mascarados, blocos afro, grupos de capoeira, charangas, cavaleiros e amazonas.

  • Lavagem do adro da Igreja Matriz

				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Augusto Santos

No segundo domingo de janeiro fiéis da cidade de Bom Jesus da Passagem se reúnem para participar da tradição anual onde a comunidade se junta para limpar e purificar o espaço sagrado, simbolizando renovação e devoção. Além disso, no dia 25 de janeiro, a cidade celebra a festa do padroeiro, Bom Jesus da Passagem. A festa homenageia o santo e as ruas ganham vida com procissões, músicas e alegria.


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Festa do Padroeiro Bom Jesus da Passagem. Foto: Augusto Santos

  • Semana da Cultura Evangélica


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Semana da Cultura Evangélica acontece no mês de fevereiro. Foto: Augusto Santos

No mês de fevereiro, ocorre ainda a Semana da Cultura Evangélica. O evento reúne fiéis de diversas igrejas em que bandas evangélicas locais têm a oportunidade de compartilhar a música e transmitir mensagens. Além disso, a ação também atrai cantores do cenário gospel, que transmitem ao público louvor e reflexão.

  • Parque Aquático Rolf


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Parque Aquático Rolf recebe anualmente 100 mil visitantes. Foto: Divulgação/Parque Aquático Rolf

Parque Aquático Rolf se destaca como um verdadeiro oásis de lazer e entretenimento. Com uma extensa área de 300m², o parque recebe anualmente cerca de 100 mil visitantes em busca de momentos de diversão e descontração. A estrutura moderna e opções de entretenimento fazem dele um ponto de encontro ideal para famílias, amigos e turistas que buscam fugir da rotina e aproveitar momentos inesquecíveis em Pojuca.

  • São João de Pojuca


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
São João de Pojuca. Foto: Augusto Santos

O São João de Pojuca é considerado o tesouro cultural do município. Conhecido como "O Melhor da Região", ele atrai anualmente uma média de 50 mil participantes. A festa acontece a partir da divulgação da programação municipal.

  • Fábrica de cerveja


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Fábrica de cerveja artesanal fica próxima de um rio. Foto: Augusto Santos

Também é possível visitar uma fábrica de cerveja artesanal próxima do Rio Quiricó. Os amantes de bebidas artesanais têm a oportunidade de degustar além de cervejas diferenciadas, a famosa Cachaça de Raiz e os melhores licores da região.

Onde ficar

Pojuca dispõe de três hotéis para receber os turistas. São eles: Hotel Plaza e Hotel União, localizados no Centro de Abastecimento da cidade, e o Hotel Pena, na rua Antônio Mota.

  • Hotel Plaza

Todos os quartos possuem ar-condicionado, TV de tela plana e banheiro privativo. A recepção está aberta 24 horas.


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Hotel Plaza localizado no Centro de Abastecimento da cidade. Foto: Divulgação/Booking

O hotel fica localizado a 39k, da Praia do Forte e a 41 km de Imbassaí. Já o aeroporto mais próximo é o Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, situado a 54 km da propriedade. As diárias atualmente, em dezembro de 2023, variam entre R$160 e R$180.

  • Hotel União

O Hotel União oferece serviço de quarto e restaurante. Hotel dispõe de quartos família com ar-condicionado e TV de tela plana, e alguns quartos do hotel possuem varanda. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Salvador, a 70 km do Hotel União. Em dezembro de 2023 as diárias estão por 170 reais.

  • Hotel Pena

O Hotel Pena oferece quartos com TV a cabo e banheiro privativo. Dispõe também de terraço, WiFi gratuito e estacionamento privativo de cortesia.


				
					Pojuca: como chegar, o que fazer, quando ir e onde ficar
Foto: Divulgação/Booking

Além disso, os quartos incluem roupa de cama e toalhas, e buffet de café da manhã servido diariamente. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Salvador, a 70 km do Hotel Penna.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA 417º :

Ver mais em Bahia 417º