Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo
Whatsapp Whatsapp
Turismo

Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia

Expectativa é de que somente a capital baiana receba mais de 3 milhões de turistas durante a estação

Nathália Amorim • 22/01/2024 às 18:04 • Atualizada em 22/01/2024 às 23:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Bahia é um dos destinos mais procurados durante o verão. Segundo estimativa do Observatório de Turismo de Salvador, a expectativa é de que somente a capital baiana receba 3,4 milhões de turistas durante a estação.


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Foto: Montagem iBahia

O trade turístico de Salvador chegou a projetar uma média de ocupação hoteleira de até 90% entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. E com tanta gente chegando na cidade, boa parte dos visitantes seguem para outras regiões, fora da capital.

Leia mais:

Com um rico litoral, com praias famosas e queridinhas de estrelas como Sabrina Sato e até Beyoncé, como é o caso de Trancoso, a Bahia é o destino ideal para muitas pessoas que procuram sol, mar, calmaria e também muita curtição. Até porque, além das belezas naturais, as vilas oferecem ainda resorts com serviços exclusivos.

O iBahia preparou uma lista com algumas das praias mais badaladas do verão baiano. Conheça abaixo:

Porto da Barra


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Praia do Porto da Barra é conhecida pelas águas mornas e faixa de areia perto do mar. Foto: Mayra Lopes / iBahia

Em Salvador, quando se pensa em praia, muita gente lembra quase que de imediato do Porto da Barra. Símbolo da capital baiana, foi por ela que o português Thomé de Sousa, em 1549, chegou para fundar oficialmente a cidade. Com águas quentes e faixa de areia pertinho das ondas do mar, a praia é uma das queridinhas dos soteropolitanos e ponto imperdível para quem está conhecendo a cidade. O Porto fica ao lado do Farol da Barra e tem à disposição diversos restaurantes e bares, além de uma visão privilegiada do pôr do sol na capital baiana.

Buracão


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Localizada no Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios da cidade, a praia é também uma boa opção para quem deseja surfar. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Outra praia em Salvador que também costuma ter a atenção dos visitantes é a praia de Buracão, especialmente para quem gosta de mar agitado. Localizada no Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios da cidade, a praia é também uma boa opção para quem deseja surfar na capital baiana.

Morro de São Paulo


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
A noite de Morro, especialmente na alta temporada, costuma ser bastante agitada. Foto: Alan Oliveira/iBahia

Morro de São Paulo faz parte do município baiano de Cairu, localizado no baixo sul do estado. O local é uma ilha, que integra o arquipélago baiano de Tinharé, e não circulam carros de turistas por lá. Apenas carros 4×4 e motos de agências de passeio, quadriciclos, e carrinhos de mão. Morro, como é conhecido pelos baianos, é um destino com cinco praias incríveis e é perfeito para quem quer relaxar nas águas cristalinas, passear pelo centro cheio de charme. Para os baladeiros, uma boa notícia: a noite de Morro, especialmente na alta temporada, costuma ser bastante agitada.

Praia do Forte


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Local ficou conhecido devido as tartarugas marinhas e projeto Tamar. Foto: Divulgação

Praia do Forte é uma pequena e charmosa vila localizada no município de Mata de São João, a cerca de 83km de Salvador. O local, que ficou conhecido devido a suas tartarugas marinhas, se tornou um importante destino turístico. Atualmente, é uma das principais praias próximas a capital baiana, com a vantagem que é fácil fazer um bate-volta para lá. Além das praias, há ainda a possibilidade de visitar o Projeto Tamar, Reserva do Sapiranga, Castelo Garcia D'Ávila, e opções da Vila.

Imbassaí


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Ponto alto de Imbassaí é o encontro do rio com o mar. Foto: Divulgação

Imbassaí fica na Linha Verde e é um vilarejo rústico a a cerca de 87 km de Salvador. O local não é tão badalado como a vizinha Praia do Forte, mas encanta pela tranquilidade. O ponto alto de Imbassaí é o encontro do rio com o mar, onde é possível se refrescar com um delicioso banho de água doce e salgada.

Nos últimos anos, o turismo no local cresceu bastante, mas mantém a simplicidade. Boa parte da beira-rio foi urbanizada, ganhando ciclovia e pista de corrida; as vias principais são calçadas com paralelepípedos e o mangue está preservado.

Caraíva


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Combinação de rio com o mar e a simplicidade dos moradores fazem da vila um lugar apaixonante. Foto: Mayra Lopes/iBahia

Vilarejo no sul da Bahia, Caraíva é o local que melhor conserva a rusticidade da região. Por lá, o turista vai encontrar ruas de areia e forró pé de serra. Além disso, a localização privilegiada, a combinação de rio com o mar e a simplicidade dos moradores fazem da vila um lugar apaixonante e de uma energia única. São ao menos seis praias, além da Lagoa do Satu e outras opções culturais.

Trancoso


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Paraíso baiano pertence ao município de Porto Seguro. Foto: Jota Freitas/Bahiatursa

Outro destino conhecido pelas praias é Trancoso. O paraíso baiano pertence ao município de Porto Seguro. A vila costuma recebe anualmente milhares de turistas, entre eles famosos, que aproveitam para aproveitar a Praia dos Coqueiros, Praia dos Nativos, Praia do Rio Verde, Praia do Rio da Barra, Praia do Espelho e outras delícias da região.

Arraial d'Ajuda


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Arraial d'Ajuda é conhecido pelo mar azul-esverdeado e as falésias em tom rosado. Foto: Divulgação / Sued's Hotels

O mar azul-esverdeado e a imponência das falésias em tom rosado já seriam suficientes para tornar Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro, um prato cheio para turistas. Mas é no pequeno e colorido centro da cidade que pulsa o coração do antigo vilarejo hippie dos anos 1980, hoje mais sofisticado, com muitas atrações.

O centro ganha vida à tarde, quando os turistas voltam da praia. Uma bela forma de terminar o dia é aderir à crendice de amarrar uma fitinha colorida de Nossa Senhora d’Ajuda nas grades de um mirante que fica logo atrás da igreja. As opções de praias são: Praia do Araçaípe, Praia dos Pescadores, Praia do Mucugê, Praia do Parracho, Praia de Pitinga, Arraial Eco Parque.

Itacaré


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Iracaré é bastante procurada por surfista desde a década de 80. Foto: Nathália Amorim/iBahia

Localizada na Costa do Cacau, no sul da Bahia, Itacaré é bastante procurado por surfista desde a década de 80. Atualmente, recebe diversos tipos de públicos que buscam praias e contato com a natureza. Por lá, pode-se passear de canoa, tomar banho de cachoeira, pegar ondas, percorrer por um circuito de arvorismo, fazer trilhas ou simplesmente tomar um banho de mar nas praias próximas à cidade. Itacaré está localizada a 70 km ao norte da cidade de ilhéus e a 240 km ao sul de Salvador. Algumas opções são Prainha, Praia de Jeribucaçu, Itacarezinho, Praia do Resende além do Mirante do Xaréu, Trilha das Quatro Praias e Praias Urbanas.

Barra Grande


				
					Do Porto a Barra Grande: veja praias mais badaladas no verão da Bahia
Barra Grande é a vila mais famosa da Península de Maraú. Foto: Monique Renne

Barra Grande é a vila mais famosa da Península de Maraú. Este paraíso faz parte da Costa do Dendê, uma importante faixa litorânea da Bahia, que também inclui Itacaré. O local se destaca pelas lindas praias com piscinas naturais e também pelo clima tranquilo e pacato.

A costa repleta de recifes de corais é um paraíso para os mergulhadores e também para banhistas, já que na maré baixa as piscinas naturais de Taipu de Fora são alcançadas facilmente a partir da orla. Os visitantes poderão aproveitar praias como Taipu de Fora, Ponta do Mutá, Praia dos Três Coqueiros, Praia do Cassange, além de passeio de lancha pela Baía de Camamu e Farol de Taipu.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TURISMO :

Ver mais em Turismo