Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > turismo
Whatsapp Whatsapp
Veja programação

Itaparica celebra 201 anos de Independência com 5 dias de festa

Celebração acontece entre os dias 5 e 9 de janeiro, com nomes como Marcelo Falcão, Dilsinho, Solange Almeida e mais

Nathália Amorim • 28/12/2023 às 10:16 • Atualizada em 28/12/2023 às 16:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O município de Itaparica comemora no dia 7 de janeiro 201 anos de Independência. Para celebrar a data, que marca o triunfo dos itaparicanos contra as tropas portuguesas em 1823, serão realizados cinco dias de celebrações cívicas culturais e religiosas, além de manifestações populares e apresentações musicais entre os dias 5 e 9 de janeiro.


				
					Itaparica celebra 201 anos de Independência com 5 dias de festa
Itaparica celebra 201 anos de Independência com 5 dias de festa. Foto: Divulgação

Entre os nomes que participam da festa estão Marcelo Falcão, Dilsinho, Solange Almeida, Mari Fernandez e Banda Sorriso Maroto. Os shows acontecem no Campo Formoso, no Centro Histórico de Itaparica.

Leia mais:

A festa começa no dia 5 de janeiro com shows de artistas como as bandas O Maestro e Silvano Salles. As celebrações culturais serão iniciadas no dia 6, com a puxada do Carro do Cabloco, que saíra da Praça dos Veranistas (Jardim dos Namorados), percorrendo as ruas do centro histórico da cidade, ainda sem a imagem, às 21h. O desfile é acompanhado por uma multidão de moradores com fachos acesos, um ritual secular da festa.

Após a puxada, os shows são retomados. Na segunda noite se apresentam Marcelo Falcão, Solange Almeida, a banda de pagode La Fúria, além de uma banda local.


				
					Itaparica celebra 201 anos de Independência com 5 dias de festa
Celebrações culturais serão iniciadas no dia 6, com a puxada do Carro do Cabloco, que saíra da Praça dos Veranistas. Foto: Divulgação

O ponto alto das comemorações acontece no dia 7, data da Independência de Itaparica. A celebração começa às 5h com alvorada, seguido de hasteamento da Bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço.

Às 8h, será celebrada uma missa em agradecimento a Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Matriz da cidade. Pela tarde, às 15h, acontece o tradicional cortejo pelas ruas de Itaparica que se destaca pela participação popular acompanhado de grupos culturais de índios, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas.

O momento mais aguardado do cortejo é a puxada do carro do caboclo, o protagonista da festa que representa os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade do seu povo. A imagem sairá da Fonte da Bica, percorrendo as ruas do centro da cidade no carro, a partir das 16h.

A programação religiosa será marcada pela oração do Te Deum na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, às 17h30, e a apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h. Na programação musical, Sorriso Maroto, Matheus Fernandes e Dilsinho sobem ao palco para animar o público.


				
					Itaparica celebra 201 anos de Independência com 5 dias de festa
Desfile é acompanhado por uma multidão de moradores com fachos acesos, um ritual secular da festa. Foto: Divulgação

No dia 8, acontece a segunda apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h, seguido de mais uma noite de shows, com atrações ainda a serem confirmadas. Os festejos se encerram no dia 9, com a terceira apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, às 19h, seguido do discurso do prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, às 21h.

A população se despede do caboclo no ritual conhecido como 'Guardada', com cortejo que sai do Campo Formoso e percorre as ruas da cidade. Para fechar a noite com chave de ouro, shows de Mari Fernandez e de Edson Gomes.

Programação

  • 6 de Janeiro

21h – Puxada do carro do caboclo com facho

Local: jardim dos namorados – ruas do Centro Histórico

  • 7 de Janeiro

5h – Alvorada / Local: Forte São Lourenço

7h- Hasteamento da Bandeira / Local: Forte São Lourenço

8h- Missa em agradecimento a Nossa Senhora da Piedade / Local: Igreja Matriz

15h - Saída com Cortejo / Local: Sede Largo Senhor do Bonfim

16h- Puxada do Carro com Caboclo / Local: Fonte da Bica – Ruas do Centro Histórico

17h30 - Te Deum / Local: Igreja Matriz

19h – Auto “Roubada da Rainha” / Local: Aldeia Campo Formoso

  • 8 de Janeiro

19h- Auto “Roubada da Rainha” / Local: Aldeia Campo Formoso

  • 9 de Janeiro

19h Auto “Roubada da Rainha” / Local: Aldeia Campo Formoso

21h – Discurso do prefeito / Local: Praça do Campo Formoso

21h30 Guardada do Caboclo / Local: Campo Formoso – Ruas do Centro Histórico

Programação musical (atrações já confirmadas)

  • 5 de Janeiro

19h – Banda Local

22h - O Maestro

02h - Silvanno Salles

  • 6 de Janeiro

22h - Banda Local

23h - Marcelo Falcão

01h - Solange Almeida

03h - La Fúria

  • 7 de Janeiro

22h - Sorriso Maroto

00h - Matheus Fernandes

02h - Dilsinho

  • 9 de Janeiro

22h - Banda Local

00h - Mari Fernandez

02h - Edson Gomes

História

A Batalha de Itaparica foi um confronto ocorrido na Baía de Todos-os-Santos em 7 de janeiro de 1823, que contou com o Exército Brasileiro, a Marinha e forte participação popular contra o Exército de Portugal durante a Guerra da Independência do Brasil. Apesar de a independência do Brasil ter sido proclamada por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822, a luta armada prosseguiu na Bahia, com o enfrentamento da resistência portuguesa. As lutas em território baiano duraram até 2 de julho de 1823, quando enfim, foi proclamada a vitória baiana.

Segundo relatos históricos, uma das figuras mais importantes do confronto foi Maria Felipa de Oliveira, considerada uma heroína negra da ilha. Ela liderou um grupo para lutar contra os soldados portugueses. Com o apoio de homens da cidade, queimou inúmeras embarcações portuguesas, enfrentou os portugueses usando folhas de cansanção. Toda ação resultou em uma queda no número de soldados da tropa portuguesa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TURISMO :

Ver mais em Turismo